TEMA: Morfoclima Amazônico
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 29 de novembro de 2024.
7ºB, quarta-feira, 27 de novembro de 2024.
7ºC, sexta-feira, 29 de novembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
HABILIDADES
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Biodiversidade brasileira:
CONTEÚDO
Domínios morfoclimáticos
METODOLOGIA:
TEXTO
1. O domínio morfoclimático amazônico é considerado o maior do Brasil, predomina na região norte, sendo caracterizado pelo clima equatorial (com suas características de um clima intensamente quente, úmido e chuvoso), a temperatura média costuma atingir entre os 24ºC e os 27ºC. Sua vegetação de florestas equatoriais (Floresta Amazônica), é bastante diversificada e perene, ou seja, não costuma perder folhas ao longo do ano. O aspecto vegetal varia conforme a proximidade dos cursos de água e subdivide-se em três tipos:
Matas de igapó: presentes em áreas constantemente inundadas pelos rios.
Matas de várzea: presentes em áreas que são inundadas pelos rios de forma ocasional.
Matas de terra firme: presentes em áreas que não são inundadas pelos rios.
2. No que diz respeito ao relevo, trata-se de um domínio composto por terras baixas, ou seja, por locais de baixas latitudes e por grandes depressões. Em sua grande maioria, o solo da região amazônica é composto por latossolos (formados em grande parte por material mineral) e argissolos (apresentam uma separação bastante nítida relativamente a horizontes de cor). No geral, o solo da região amazônica não possui um alto índice de fertilidade. Já a hidrografia, é um dos pontos de destaque desse domínio, visto que nele fica situada a maior bacia hidrográfica do Brasil, a Bacia Hidrográfica Amazônica. Isso influencia no fato de a região apresentar um grande volume de água.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 29 de novembro de 2024.
7ºB, quarta-feira, 27 de novembro de 2024.
7ºC, sexta-feira, 29 de novembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
Biodiversidade brasileira:
Domínios morfoclimáticos
Objetivos da Aula são:
Compreender as características do domínio morfoclimático amazônico, incluindo clima, vegetação, relevo, solo e hidrografia.
Identificar os tipos de vegetação presentes na Floresta Amazônica (igapó, várzea e terra firme).
Reconhecer a importância da Bacia Amazônica para o domínio e para o Brasil.
Relacionar os aspectos físico-naturais desse domínio com sua relevância ambiental.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e contextualizar a importância do domínio amazônico para o Brasil e para o mundo.
Exibir uma imagem ou mapa que destaque a localização do domínio amazônico no território brasileiro.
Levantar uma questão inicial para reflexão: “Por que a Amazônia é chamada de ‘pulmão do mundo’?”
Entregar o texto aos alunos para leitura individual.
Ler o texto em conjunto, com pausas para explicar conceitos como:
Vegetação (igapó, várzea e terra firme).
Clima equatorial e suas características.
Composição do solo e o papel da hidrografia.
Perguntar aos alunos durante a leitura:
“Quais são os três tipos de vegetação encontrados na Amazônia?”
“O solo da Amazônia é fértil ou infértil? Por quê?”
“Por que a hidrografia é tão importante nesse domínio?”
Propor a construção de um quadro-resumo com as características do domínio amazônico, incluindo:
Clima.
Vegetação.
Relevo.
Solo.
Hidrografia.
Exibir imagens ou vídeos curtos para ilustrar os tipos de vegetação e a Bacia Amazônica.
Estimular a troca de ideias em duplas ou trios para preencher o quadro.
Revisar as características apresentadas, reforçando a importância do domínio amazônico.
Questionar: “Como podemos preservar esse domínio e sua biodiversidade?”
Refletir com os alunos sobre o papel deles na preservação ambiental.
MATERIAL:
Material Seduc 4º Corte,
Aula 18.1. O domínio morfoclimático amazônico é considerado o maior do Brasil, predomina na região norte, sendo caracterizado pelo clima equatorial (com suas características de um clima intensamente quente, úmido e chuvoso), a temperatura média costuma atingir entre os 24ºC e os 27ºC. Sua vegetação de florestas equatoriais (Floresta Amazônica), é bastante diversificada e perene, ou seja, não costuma perder folhas ao longo do ano. O aspecto vegetal varia conforme a proximidade dos cursos de água e subdivide-se em três tipos:
Matas de igapó: presentes em áreas constantemente inundadas pelos rios.
Matas de várzea: presentes em áreas que são inundadas pelos rios de forma ocasional.
Matas de terra firme: presentes em áreas que não são inundadas pelos rios.
2. No que diz respeito ao relevo, trata-se de um domínio composto por terras baixas, ou seja, por locais de baixas latitudes e por grandes depressões. Em sua grande maioria, o solo da região amazônica é composto por latossolos (formados em grande parte por material mineral) e argissolos (apresentam uma separação bastante nítida relativamente a horizontes de cor). No geral, o solo da região amazônica não possui um alto índice de fertilidade. Já a hidrografia, é um dos pontos de destaque desse domínio, visto que nele fica situada a maior bacia hidrográfica do Brasil, a Bacia Hidrográfica Amazônica. Isso influencia no fato de a região apresentar um grande volume de água.
Completar um quadro com as características do domínio amazônico com base no texto.
Responder perguntas dissertativas curtas, como:
“Quais são os três tipos de vegetação presentes na Amazônia? Explique brevemente.”
“Qual é a importância da hidrografia no domínio amazônico?”
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Completar um quadro simplificado, com menos informações, incluindo apenas:
Clima.
Vegetação (com desenhos ou imagens).
Hidrografia.
Relacionar imagens às informações do texto, como associar desenhos de matas de igapó, várzea e terra firme às suas características.
Participar de atividades orais ou escritas com perguntas objetivas, como:
“Qual o tipo de clima da Amazônia?”
“Cite um tipo de vegetação da Amazônia.”