TEMA: Domínios Morfoclimáticos
Nossa aula foi:
7ºA,quinta-feira,
28 de novembro de 2024 .
7ºB,terça-feira,
26 de novembro de 2024 .
7ºC,quinta-feira,
28 de novembro de 2024 .EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
HABILIDADES
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Biodiversidade brasileira:
CONTEÚDO
Domínios morfoclimáticos
METODOLOGIA:
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
Natureza, ambientes e qualidade de vida
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
Biodiversidade brasileira:
Domínios morfoclimáticos
Compreender o conceito de componentes físico-naturais e domínios morfoclimáticos.
Identificar os seis tipos de domínios morfoclimáticos do Brasil e suas principais características.
Relacionar os elementos físico-naturais (relevo, clima, vegetação) que compõem os domínios morfoclimáticos.
Reconhecer a distribuição dos domínios morfoclimáticos no território brasileiro.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula para os alunos.
Dialogar com os alunos sobre o que eles entendem por "domínios morfoclimáticos", conectando o tema ao espaço onde vivem.
Mostrar um mapa do Brasil que ilustre a distribuição dos domínios morfoclimáticos.
Entregar o texto aos alunos para leitura individual.
Ler o texto em voz alta com a turma, pausando para explicar os conceitos principais (físico-naturais, morfoclimáticos, exemplos de domínios).
Perguntar questões simples sobre o texto, como:
“Quais são os componentes físico-naturais mencionados?”
“Quantos domínios morfoclimáticos existem no Brasil? Pode citar exemplos?”
Propor que os alunos completem um quadro comparativo com as características dos seis domínios morfoclimáticos, incluindo:
Nome do domínio.
Características do relevo.
Clima predominante.
Vegetação típica.
Mostrar imagens de cada domínio para facilitar a compreensão.
Retomar os objetivos da aula e fazer uma síntese dos aprendizados.
Questionar os alunos: “Por que é importante conhecer os domínios morfoclimáticos do Brasil?”
MATERIAL:
Material Seduc 4º Corte,
Aula 18.
TEXTO
Já compreendemos que os componentes físico-naturais correspondem a todos os elementos visíveis e invisíveis que estão presentes no espaço geográfico que não foram criados pelo ser humano. Como exemplo o relevo, solo, vegetação, rochas, clima e hidrografia. E quando falamos de domínios morfoclimáticos, falamos de uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo, predominantes em uma determinada área, e a forma como eles se relacionam entre si. Ou seja, dentro de um domínio morfoclimático encontramos elementos que correspondem aos componentes físico-naturais. No Brasil existem seis tipos de domínios morfoclimáticos: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias. E estão distribuídos por regiões. Como o nome já diz, são determinadas áreas nas quais dominam determinado tipo de clima, de uma forma (morfo) do relevo e, consequentemente, de uma vegetação.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Já compreendemos que os componentes físico-naturais correspondem a todos os elementos visíveis e invisíveis que estão presentes no espaço geográfico que não foram criados pelo ser humano. Como exemplo o relevo, solo, vegetação, rochas, clima e hidrografia. E quando falamos de domínios morfoclimáticos, falamos de uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo, predominantes em uma determinada área, e a forma como eles se relacionam entre si. Ou seja, dentro de um domínio morfoclimático encontramos elementos que correspondem aos componentes físico-naturais. No Brasil existem seis tipos de domínios morfoclimáticos: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias. E estão distribuídos por regiões. Como o nome já diz, são determinadas áreas nas quais dominam determinado tipo de clima, de uma forma (morfo) do relevo e, consequentemente, de uma vegetação.
Completar o quadro comparativo com base no texto e nas discussões da aula.
Escrever um parágrafo explicando o que são domínios morfoclimáticos e sua relação com os componentes físico-naturais.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Completar um quadro simplificado (exemplo: apenas nome do domínio e tipo de vegetação).
Associar imagens dos domínios morfoclimáticos com seus nomes e principais características, utilizando figuras para facilitar a compreensão.
Participar oralmente ou por escrito, respondendo perguntas curtas e objetivas sobre o texto (exemplo: “Quantos domínios existem no Brasil?” ou “Cite um exemplo de domínio”).