TEMA: Ilhas de calor e de frescor
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 28 de novembro de 2024.
7ºB,quarta-feira,
13 de novembro de 2024 .
7ºC, quinta-feira, 28 de novembro de 2024.
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 28 de novembro de 2024.
7ºB,
7ºC, quinta-feira, 28 de novembro de 2024.
EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
HABILIDADES
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Biodiversidade brasileira:
CONTEÚDO
Dinâmicas dos componentes físico-naturais
METODOLOGIA:
Compreender o fenômeno das ilhas de calor e as ilhas de frescor no ambiente urbano.
Relacionar o papel das áreas verdes na regulação de temperatura nas cidades.
Investigar a diferença de temperatura entre áreas urbanizadas e áreas verdes como parques.
Analisar o impacto da urbanização e das áreas verdes na qualidade ambiental e na vida urbana.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar os conceitos de ilhas de calor e ilhas de frescor, com explicação oral e leitura guiada sobre o fenômeno.
Exibir a reportagem "Árvores ajudam a resfriar ‘ilhas de calor’ nas grandes cidades" para contextualizar o problema, ilustrando com imagens e vídeos sobre áreas urbanas densas versus áreas arborizadas.
Debater com os alunos sobre como a impermeabilização do solo, retirada da vegetação, e construção de edifícios afetam o clima urbano. Perguntar: "Quais são as consequências de tantas construções e pavimentação para a temperatura e a qualidade do ar?"
Introduzir o conceito de ilhas de frescor, explicando como áreas verdes ajudam a reduzir a temperatura e aumentar a umidade do ar nas cidades.
Planejar uma atividade prática onde os alunos coletam dados de temperatura e umidade do ar em duas áreas distintas: uma área verde (como um parque urbano próximo à escola) e uma área densamente urbanizada.
Orientar os alunos a registrar os dados coletados para comparação, anotando as diferenças observadas entre os locais e analisando se a área verde pode ser considerada uma ilha de frescor.
Discutir o conteúdo da reportagem e destacar a importância das árvores na redução do fenômeno das ilhas de calor. Incentivar os alunos a relacionar a informação da reportagem com os dados coletados por eles.
Realizar uma síntese coletiva onde os alunos compartilham o que aprenderam e refletem sobre a importância das ilhas de frescor. Listar ideias de como as cidades poderiam aumentar essas ilhas de frescor para melhorar a qualidade ambiental.
Material Seduc 4º Corte, Aula 17.
Árvores ajudam a resfriar “ilhas de calor” nas grandes cidades
https://sagresonline.com.br/arvores-ajudam-a-resfriar-ilhas-de-calor-nas-grandes-cidades/
TEXTO
1. O crescimento das cidades gera o fenômeno de ilhas de calor. Áreas com grandes edificações urbanas e a intensa impermeabilização do solo, retém uma quantidade significativa de calor elevando a temperatura nesses locais. O crescimento urbano, a retirada da vegetação, canalização dos córregos e rios trouxeram consigo mudanças do clima urbano, fazendo notar variações de temperaturas. Essa variação de temperatura na cidade em relação a zona rural ou a outros lugares da cidade com pouca impermeabilização do solo é conhecido como o fenômeno de ilha de calor. Esse fenômeno acontece principalmente nos centros urbanos, onde o número de construções é muito grande (casa, prédios e lojas), onde possuem asfalto e calçadas com poucas árvores, poucas áreas.
Ilhas de frescor
2. Para contrapor o fenômeno das ilhas de calor, nas cidades temos as ilhas de frescor. As ilhas de frescor, ou seja, locais onde a temperatura é mais baixa e a umidade do ar é mais elevada em relação às áreas densamente urbanizadas, cumprem uma função de amenizar as temperaturas nas áreas urbanas, uma vez que essas possuem cobertura vegetal, solo com fácil permeabilização de água, coberto por gramíneas e cursos d’água. Nos parques urbanos, com áreas arborizadas, cursos d’água e com baixa pavimentação asfáltica as temperaturas geralmente são menores e a umidade do ar mais elevada em relação as áreas densamente urbanizadas. Os parques urbanos têm importância significativa por contribuir com a qualidade ambiental e de vida da população por atuarem como ilha de frescor, ou seja, por ser um espaço que possui uma temperatura mais baixa. Para saber se um parque e/ou espaço funciona com ilha de frescor, você precisará fazer uma pesquisa. Coletar a temperatura e umidade do ar de um parque urbano ou área verde e coletar também a temperatura e umidade do centro da cidade, no mesmo horário e se possível no mesmo dia, após a coleta, comparar os resultados obtidos. Caso a temperatura e a umidade do ar do parque seja significativamente inferior em relação ao espaço densamente urbanizado, o parque pode ser considerado uma ilha de frescor.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um relatório onde os alunos comparam os dados de temperatura e umidade do ar nas áreas urbana e verde e concluem se a área verde atua como uma ilha de frescor.
Redigir uma breve redação ou resumo da importância das áreas verdes nas cidades com base na reportagem e nos dados coletados.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Criar um cartaz ou mural com ilustrações, fotos e legendas simples, representando os elementos das ilhas de calor e ilhas de frescor. Os alunos podem indicar com a ajuda do professor os efeitos das árvores e áreas verdes na temperatura e umidade.
Realizar uma atividade de discussão oral onde os alunos expliquem o que entenderam sobre o papel das árvores e áreas verdes com apoio visual.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
Biodiversidade brasileira:
Dinâmicas dos componentes físico-naturais
Compreender o fenômeno das ilhas de calor e as ilhas de frescor no ambiente urbano.
Relacionar o papel das áreas verdes na regulação de temperatura nas cidades.
Investigar a diferença de temperatura entre áreas urbanizadas e áreas verdes como parques.
Analisar o impacto da urbanização e das áreas verdes na qualidade ambiental e na vida urbana.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar os conceitos de ilhas de calor e ilhas de frescor, com explicação oral e leitura guiada sobre o fenômeno.
Exibir a reportagem "Árvores ajudam a resfriar ‘ilhas de calor’ nas grandes cidades" para contextualizar o problema, ilustrando com imagens e vídeos sobre áreas urbanas densas versus áreas arborizadas.
Debater com os alunos sobre como a impermeabilização do solo, retirada da vegetação, e construção de edifícios afetam o clima urbano. Perguntar: "Quais são as consequências de tantas construções e pavimentação para a temperatura e a qualidade do ar?"
Introduzir o conceito de ilhas de frescor, explicando como áreas verdes ajudam a reduzir a temperatura e aumentar a umidade do ar nas cidades.
Planejar uma atividade prática onde os alunos coletam dados de temperatura e umidade do ar em duas áreas distintas: uma área verde (como um parque urbano próximo à escola) e uma área densamente urbanizada.
Orientar os alunos a registrar os dados coletados para comparação, anotando as diferenças observadas entre os locais e analisando se a área verde pode ser considerada uma ilha de frescor.
Discutir o conteúdo da reportagem e destacar a importância das árvores na redução do fenômeno das ilhas de calor. Incentivar os alunos a relacionar a informação da reportagem com os dados coletados por eles.
Realizar uma síntese coletiva onde os alunos compartilham o que aprenderam e refletem sobre a importância das ilhas de frescor. Listar ideias de como as cidades poderiam aumentar essas ilhas de frescor para melhorar a qualidade ambiental.
Material Seduc 4º Corte, Aula 17.
TEXTO
1. O crescimento das cidades gera o fenômeno de ilhas de calor. Áreas com grandes edificações urbanas e a intensa impermeabilização do solo, retém uma quantidade significativa de calor elevando a temperatura nesses locais. O crescimento urbano, a retirada da vegetação, canalização dos córregos e rios trouxeram consigo mudanças do clima urbano, fazendo notar variações de temperaturas. Essa variação de temperatura na cidade em relação a zona rural ou a outros lugares da cidade com pouca impermeabilização do solo é conhecido como o fenômeno de ilha de calor. Esse fenômeno acontece principalmente nos centros urbanos, onde o número de construções é muito grande (casa, prédios e lojas), onde possuem asfalto e calçadas com poucas árvores, poucas áreas.
Ilhas de frescor
2. Para contrapor o fenômeno das ilhas de calor, nas cidades temos as ilhas de frescor. As ilhas de frescor, ou seja, locais onde a temperatura é mais baixa e a umidade do ar é mais elevada em relação às áreas densamente urbanizadas, cumprem uma função de amenizar as temperaturas nas áreas urbanas, uma vez que essas possuem cobertura vegetal, solo com fácil permeabilização de água, coberto por gramíneas e cursos d’água. Nos parques urbanos, com áreas arborizadas, cursos d’água e com baixa pavimentação asfáltica as temperaturas geralmente são menores e a umidade do ar mais elevada em relação as áreas densamente urbanizadas. Os parques urbanos têm importância significativa por contribuir com a qualidade ambiental e de vida da população por atuarem como ilha de frescor, ou seja, por ser um espaço que possui uma temperatura mais baixa. Para saber se um parque e/ou espaço funciona com ilha de frescor, você precisará fazer uma pesquisa. Coletar a temperatura e umidade do ar de um parque urbano ou área verde e coletar também a temperatura e umidade do centro da cidade, no mesmo horário e se possível no mesmo dia, após a coleta, comparar os resultados obtidos. Caso a temperatura e a umidade do ar do parque seja significativamente inferior em relação ao espaço densamente urbanizado, o parque pode ser considerado uma ilha de frescor.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um relatório onde os alunos comparam os dados de temperatura e umidade do ar nas áreas urbana e verde e concluem se a área verde atua como uma ilha de frescor.
Redigir uma breve redação ou resumo da importância das áreas verdes nas cidades com base na reportagem e nos dados coletados.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Criar um cartaz ou mural com ilustrações, fotos e legendas simples, representando os elementos das ilhas de calor e ilhas de frescor. Os alunos podem indicar com a ajuda do professor os efeitos das árvores e áreas verdes na temperatura e umidade.
Realizar uma atividade de discussão oral onde os alunos expliquem o que entenderam sobre o papel das árvores e áreas verdes com apoio visual.
MATERIAL: