Aula 139 Dinâmicas dos Componentes Físico-Naturais

TEMA: Dinâmicas dos Componentes Físico-Naturais
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 22 de novembro de 2024.
7ºB, terça-feira, 12 de novembro de 2024.
7ºC, sexta-feira, 22 de novembro de 2024.
EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
 
HABILIDADES
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Biodiversidade brasileira:
 
CONTEÚDO
Dinâmicas dos componentes físico-naturais
 
METODOLOGIA: 
Os objetivos da aula são:
Identificar os componentes físico-naturais presentes no espaço geográfico.
Relacionar os diferentes elementos físico-naturais (relevo, solo, vegetação, rochas, clima, água) ao contexto urbano e rural.
Compreender a influência da urbanização e industrialização sobre os componentes físico-naturais.
Reconhecer a importância dos parques urbanos na preservação e interação entre componentes naturais e sociais.
Procedimentos Didáticos
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar o conceito de "componentes físico-naturais" com uma leitura em voz alta e discussões guiadas sobre o texto introdutório.
Perguntar aos alunos se já observaram elementos naturais na cidade onde moram, incentivando a reflexão sobre suas próprias experiências com o ambiente urbano e natural.
Exibir imagens de diferentes componentes físico-naturais no ambiente urbano e rural (praças, parques urbanos, rios, vegetação de matas ciliares, etc.).
Pedir aos alunos para identificar e classificar os elementos visíveis nas imagens como solo, água, vegetação, entre outros.
Realizar uma atividade prática na escola para identificar componentes físico-naturais no entorno. Os alunos deverão anotar o que observam e descrever onde veem solo, vegetação, água etc..
Relacionar essas observações ao conceito de preservação, discutindo como esses elementos são tratados e preservados na cidade.
Conduzir uma breve discussão sobre a urbanização e seu impacto no ambiente natural, destacando as funções dos parques urbanos como áreas de preservação e lazer.
Explicar como o crescimento urbano desordenado afeta os componentes físico-naturais e propor que os alunos sugiram ideias de como esses espaços poderiam ser protegidos e melhorados.
MATERIAL:
Material Seduc 4º Corte, Aula 17.
 
TEXTO
Você conhece ou já ouviu falar em componentes físico-naturais?
Os componentes físico-naturais correspondem a todos os elementos visíveis e invisíveis que estão presentes no espaço geográfico que não foram criados pelo ser humano. O relevo, solo, vegetação, rochas, clima, água são exemplos de componentes físico-naturais. Eles podem ser encontrados na cidade e no campo de maneiras diversas, a água pode ser encontrada na forma de lagos, nascentes e córregos; a vegetação pode ser encontrada ao longo dos córregos na forma de mata de galeria, veredas e mata ciliar. No campo, o solo é visto nas trilhas, a água nos rios e cachoeiras. Nas cidades, o solo está coberto pelo asfalto, calçada; a água pode estar canalizada ou em lagos; a vegetação pode estar nas praças, nos parques urbanos, canteiros centrais ou em algum córrego que corta a cidade. Os componentes físico-naturais podem ser encontrados na cidade de uma maneira mais intensa nos parques urbanos, neles encontramos os componentes água, solo, vegetação, relevo, rochas, fauna. Nesses ambientes os componentes sociais se encontram com os componentes físico-naturais. Com a Revolução Industrial o crescimento das cidades aconteceu de maneira desordenada, o processo de urbanização afetou diretamente os componentes físico-naturais e foi necessário pensar em medidas para reparar esses danos. Nas cidades, como forma de preservação dos componentes foi criado os parques urbanos, que cumprem funções de preservação dos componentes físico-naturais e ainda funções sociais como lazer, prática de atividades educacionais, prática de exercícios físicos, contemplação, encontros e ainda como local para trabalho como exemplo os vendedores de picolé, pipoca e água de coco.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um pequeno relatório ilustrado com exemplos de componentes físico-naturais que os alunos observaram na prática (pode ser feito com desenhos ou fotos).
Responder a um questionário breve sobre os impactos da urbanização nos componentes físico-naturais e a importância dos parques urbanos.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Elaborar um cartaz coletivo com recortes ou desenhos que representam os componentes físico-naturais no espaço urbano e rural, com ajuda para organizar as ideias.
Selecionar imagens de componentes naturais e classificar oralmente ou com a ajuda de um professor/mediador, indicando onde cada componente poderia ser encontrado.