TEMA: Meio técnico-científico-Informacional e as relações de trabalho
Nossa aula foi:
7ºA,quinta-feira,
21 de novembro de 2024 .
7ºB,quarta-feira,
06 de novembro de 2024 .
7ºC,quinta-feira, 21 de novembro de 2024 .
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(GO-EF07GE16) Relacionar o processo de industrialização e de inovação tecnológica com as mudanças nas relações e nos tipos de trabalho, tanto no campo como na cidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
CONTEÚDO
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Mundo do trabalho
(GO-EF07GE16) Relacionar o processo de industrialização e de inovação tecnológica com as mudanças nas relações e nos tipos de trabalho, tanto no campo como na cidade.
Desigualdade social e o trabalho:
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Os objetivos da aula são:
Compreender a evolução das transformações do espaço geográfico, desde o meio natural até o meio técnico-científico-informacional.
Identificar as características de cada etapa do meio geográfico e suas relações com a natureza e a sociedade.
Analisar como a globalização e as tecnologias modernas influenciam o espaço geográfico no contexto atual.
Refletir sobre os impactos das revoluções industriais e científicas na transformação do espaço e no modo de vida da sociedade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura:
Introduzir o tema, explicando brevemente o conceito de "meio técnico-científico-informacional" e discutir como o espaço geográfico tem se transformado ao longo do tempo.
Realizar uma leitura compartilhada do texto em voz alta, com pausas para explicar os conceitos-chave como "meio natural", "meio técnico" e "meio técnico-científico-informacional".
Dividir a classe em três grupos e atribuir a cada grupo uma das etapas (meio natural, meio técnico, meio técnico-científico-informacional).
Cada grupo deverá discutir e anotar as principais características e exemplos de sua etapa, utilizando o texto como referência.
Conduzir uma apresentação de cada grupo para que expliquem as transformações e características de sua etapa para a classe.
Debater o impacto da globalização e dos avanços científicos no meio técnico-científico-informacional. Perguntar: "Como a tecnologia influencia o nosso dia a dia e o espaço em que vivemos?"
Apresentar o exemplo mencionado no texto sobre o Facebook utilizando drones para levar internet a comunidades isoladas, discutindo como isso exemplifica o meio técnico-científico-informacional e a expansão da globalização.
Propor que os alunos criem uma linha do tempo ilustrada em grupo, representando as três etapas do meio geográfico e incluindo imagens ou símbolos que representem cada fase (como natureza para o meio natural, máquinas para o meio técnico e computadores para o meio técnico-científico-informacional).
Incentivar os alunos a apresentarem suas linhas do tempo e explicarem as transformações que ocorreram em cada etapa.
MATERIAL:
1. A sociedade tecnológica é a expressão do meio técnico-científico-informacional
2. Para compreender o conceito de meio técnico-científico informacional, é necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao período atual, em que há uma maior inserção das ciências e do meio informacional sobre as formas com que as produções espaciais ocorrem.
3. Portanto, as três etapas mencionadas (meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional) formam uma periodização do meio geográfico, conforme a sua apropriação pelas atividades humanas. Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo.
4. O meio natural corresponde ao período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o ser humano fazia uso sem propiciar grandiosas transformações. Assim, as ações de interferência sobre o meio eram, sobretudo, locais, e a participação das atividades antrópicas, bem como as suas transformações, era limitada pela harmonização e preservação da própria natureza.
5. O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo. Podemos citar como exemplo mais determinante a I Revolução Industrial, mesmo que antes disso já houvesse algumas técnicas em que a atuação mecânica existisse e agisse sobre o meio geográfico.
6. Assim, nesse período, ocorreu uma crescente forma de substituição ou de sobreposição dos objetos técnicos sobre os objetos culturais e naturais, mesmo que essa substituição não tenha se manifestado de forma igualitária, justa e homogênea nas diferentes regiões e territórios. Nesse momento, as relações de trabalho intensificaram-se, bem como a dependência das atividades humanas sobre o uso de maquinários e instrumentos.
7. O meio técnico-científico-informacional representa, então, a atual etapa na qual se encontra o sistema capitalista de produção e transformação do espaço geográfico, estando relacionado, sobretudo, à Terceira Revolução Industrial, que, não por acaso, passou a ser reconhecida como Revolução Científica Informacional, cuja impactação manifestou-se de forma mais intensa a partir dos anos 1970.
8. Nesse momento ocorreu uma união entre técnica e ciência, guiadas pelo funcionamento do mercado, que, graças aos avanços tecnológicos, expande-se e consolida o processo de Globalização. Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados.
9. Portanto, além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual período de transformação do meio geográfico. Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meio-tecnicocientificoinformacional.htm. Acesso em: 02 de set de 2021 – Adaptada.
Produzir uma redação ou relatório explicando as três etapas do meio geográfico, com exemplos e características de cada uma delas, com base no texto e nas discussões feitas em sala.
Responder a um questionário com perguntas de interpretação sobre o texto e análise dos impactos das revoluções industriais e da globalização no espaço geográfico.
Criar um cartaz ilustrado que representa as etapas do meio geográfico, com imagens ou desenhos simples que representem cada fase, utilizando a linha do tempo como apoio.
Realizar uma atividade de discussão oral, com apoio visual, onde os alunos identificam e explicam as transformações do espaço geográfico, focando nos aspectos que entenderam, com auxílio do professor.