TEMA: Trabalho na terceira revolução industrial
Nossa aula foi:
7ºA,quinta-feira,
14 de novembro de 2024 .
7ºB,terça-feira,
05 de novembro de 2024 .
7ºC,quinta-feira, 14 de novembro de 2024 .EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(GO-EF07GE16) Relacionar o processo de industrialização e de inovação tecnológica com as mudanças nas relações e nos tipos de trabalho, tanto no campo como na cidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
CONTEÚDO
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
Mundo do trabalho
(GO-EF07GE16) Relacionar o processo de industrialização e de inovação tecnológica com as mudanças nas relações e nos tipos de trabalho, tanto no campo como na cidade.
Desigualdade social e o trabalho:
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Os objetivos dessa aula são:
Relacionar o processo de industrialização e inovação tecnológica com as mudanças nas relações e tipos de trabalho no campo e na cidade.
Analisar os impactos da Terceira Revolução Industrial no mundo do trabalho e nas condições socioeconômicas.
Identificar as transformações no campo e na cidade, como o êxodo rural e a terciarização da economia.
Refletir sobre as contradições entre o aumento de empregos qualificados e o crescimento do desemprego.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:Introduzir o Tema:
Explicar a relevância da industrialização e das inovações tecnológicas no mundo do trabalho.
Perguntar aos alunos como a tecnologia impacta o trabalho em suas vidas e na cidade.
Conectar os exemplos compartilhados com o processo de industrialização.
Expor o Conteúdo:
Apresentar as revoluções industriais, com ênfase na Terceira Revolução Industrial.
Destacar os avanços em telecomunicações, robótica e informática, utilizando trechos do texto, como "A Terceira Revolução Industrial ocasionou novas e profundas transformações no mundo do trabalho...".
Utilizar imagens, gráficos e infográficos para ilustrar as mudanças no campo e na cidade.
Realizar Dinâmica de Grupos:
Dividir a turma em grupos e entregar cartazes com temas como mecanização do campo e novas profissões urbanas.
Orientar os grupos a elaborar cartazes que representem as mudanças tecnológicas e de trabalho.
Pedir que os grupos apresentem suas ideias para a turma.
Estudo de Caso:
Expor um estudo de caso sobre automação e o impacto dos softwares no controle da produção industrial.
Debater como isso reflete a ideia de substituição do trabalhador humano, destacando o trecho: "O ser humano passou a ser substituído não apenas pela mecânica, mas também por softwares..."
Promover Discussão Final e Conclusão:
Organizar uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas percepções sobre as transformações no trabalho.
Debater as contradições mencionadas no texto, como "aumento do número de empregos e aumento do número de desempregados."
Relacionar o aprendizado com as realidades dos alunos, especialmente nas esferas urbanas e rurais.
MATERIAL:
Material Seduc 3º Corte, Aula 15.
TEXTO
A Terceira Revolução Industrial ocasionou novas e profundas transformações no mundo do trabalho e no perfil do trabalhador. As sucessivas revoluções industriais em muito pouco se assemelham a uma revolução de fato, uma vez que tal expressão é representativa de uma mudança abrupta ou a derrubada imediata de uma determinada ordem, configuração ou forma de poder. No caso das revoluções industriais, trata-se de um processo gradual e, sob o ponto de vista histórico, relativamente lento. A terceira etapa desse processo de transformação nos meios e modos de produção iniciou-se na segunda metade do século XX e ainda está em curso, a Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional, caracteriza-se pelos avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, pelo surgimento e rápida expansão da informática e da automação, além do desenvolvimento da engenharia robótica. Essa nova configuração estabeleceu profundas transformações no mundo do trabalho. Nas etapas anteriores das produções industriais, observava-se uma crescente substituição do homem pela máquina no processo produtivo, tornando o indivíduo apenas um apêndice (um operador) de um maquinário cada vez mais amplo e complexo. No atual momento, essa situação ganhou novas e maiores proporções, na medida em que, junto ao maquinário e às novas tecnologias, a informática passou também a atuar. O ser humano passou a ser substituído não apenas pela mecânica, mas também por softwares (programas de computador), que, em muitos casos, passaram a gerir a produção fabril. Além disso, observa-se também a crescente terciarização da economia, em que a maior parte dos empregos gerados passou a se concentrar no setor de comércio e serviços. Tal processo, aliado à flexibilização do trabalho, contribuiu para a precarização das condições do trabalho, para a crise das representações sindicais e para a perda de direitos trabalhistas.
Outro aspecto das transformações no mundo do trabalho ao longo da Terceira Revolução Industrial também está ligado à questão espacial entre campo e cidade. Ocorreu uma intensa mecanização dos meios rurais e o desenvolvimento de técnicas e mecanismos agrícolas que propiciaram um grande desemprego nesse meio, o que contribuiu para a intensificação do êxodo rural, isto é, uma migração em massa da população do campo para a cidade. O trabalho, tanto no meio urbano quanto no meio rural, passou a ser exigido muito mais em sua qualificação técnica, uma vez que a operação das novas tecnologias exige determinados conhecimentos específicos que não podem ser realizados por um profissional que não possui uma determinada formação. Tal contexto contribui para a emergência da contradição: aumento do número de empregos e aumento do número de desempregados, uma vez que a massa de trabalhadores que não consegue se adequar às novas condições de trabalho não alcança oportunidades.
8. Como resultado há um crescimento na geração de emprego nos setores informais, onde não há leis e direitos trabalhistas, tendo em vista que esse setor se caracteriza pela sua desregulamentação e pela ausência de uma hierarquia organizada de trabalho (a maior parte é informal). O resultado é a caracterização de diversos problemas, dentre eles, a pirataria, bastante comum nos países subdesenvolvidos ao final do século XX e início do século XXI.
Material Seduc 3º Corte, Aula 15.
A Terceira Revolução Industrial ocasionou novas e profundas transformações no mundo do trabalho e no perfil do trabalhador. As sucessivas revoluções industriais em muito pouco se assemelham a uma revolução de fato, uma vez que tal expressão é representativa de uma mudança abrupta ou a derrubada imediata de uma determinada ordem, configuração ou forma de poder. No caso das revoluções industriais, trata-se de um processo gradual e, sob o ponto de vista histórico, relativamente lento. A terceira etapa desse processo de transformação nos meios e modos de produção iniciou-se na segunda metade do século XX e ainda está em curso, a Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional, caracteriza-se pelos avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, pelo surgimento e rápida expansão da informática e da automação, além do desenvolvimento da engenharia robótica. Essa nova configuração estabeleceu profundas transformações no mundo do trabalho. Nas etapas anteriores das produções industriais, observava-se uma crescente substituição do homem pela máquina no processo produtivo, tornando o indivíduo apenas um apêndice (um operador) de um maquinário cada vez mais amplo e complexo. No atual momento, essa situação ganhou novas e maiores proporções, na medida em que, junto ao maquinário e às novas tecnologias, a informática passou também a atuar. O ser humano passou a ser substituído não apenas pela mecânica, mas também por softwares (programas de computador), que, em muitos casos, passaram a gerir a produção fabril. Além disso, observa-se também a crescente terciarização da economia, em que a maior parte dos empregos gerados passou a se concentrar no setor de comércio e serviços. Tal processo, aliado à flexibilização do trabalho, contribuiu para a precarização das condições do trabalho, para a crise das representações sindicais e para a perda de direitos trabalhistas.
Outro aspecto das transformações no mundo do trabalho ao longo da Terceira Revolução Industrial também está ligado à questão espacial entre campo e cidade. Ocorreu uma intensa mecanização dos meios rurais e o desenvolvimento de técnicas e mecanismos agrícolas que propiciaram um grande desemprego nesse meio, o que contribuiu para a intensificação do êxodo rural, isto é, uma migração em massa da população do campo para a cidade. O trabalho, tanto no meio urbano quanto no meio rural, passou a ser exigido muito mais em sua qualificação técnica, uma vez que a operação das novas tecnologias exige determinados conhecimentos específicos que não podem ser realizados por um profissional que não possui uma determinada formação. Tal contexto contribui para a emergência da contradição: aumento do número de empregos e aumento do número de desempregados, uma vez que a massa de trabalhadores que não consegue se adequar às novas condições de trabalho não alcança oportunidades.
8. Como resultado há um crescimento na geração de emprego nos setores informais, onde não há leis e direitos trabalhistas, tendo em vista que esse setor se caracteriza pela sua desregulamentação e pela ausência de uma hierarquia organizada de trabalho (a maior parte é informal). O resultado é a caracterização de diversos problemas, dentre eles, a pirataria, bastante comum nos países subdesenvolvidos ao final do século XX e início do século XXI.
Ideias centrais
1. Transformações no Mundo do Trabalho com a Terceira Revolução Industrial:
"A Terceira Revolução Industrial ocasionou novas e profundas transformações no mundo do trabalho e no perfil do trabalhador."
A tecnologia, como a automação e a informática, está substituindo o trabalhador humano em diversas funções.
2. Processo Gradual de Mudança:
"As sucessivas revoluções industriais [...] tratam-se de um processo gradual e, sob o ponto de vista histórico, relativamente lento."
As revoluções industriais, incluindo a Terceira, são mudanças que acontecem de maneira contínua, não abruptamente.
3. Inovações Tecnológicas:
"Avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, pelo surgimento e rápida expansão da informática e da automação."
A revolução é marcada pelo desenvolvimento de tecnologias como robótica e informática, impactando os modos de produção.
4. Impacto no Trabalho e Precarização:
"A terciarização da economia [...] contribuiu para a precarização das condições do trabalho."
O aumento do setor de serviços e a flexibilização do trabalho trouxeram precarização e perda de direitos trabalhistas.
5. Êxodo Rural e Desemprego:
"Intensa mecanização dos meios rurais [...] o que contribuiu para a intensificação do êxodo rural."
A mecanização agrícola gerou desemprego no campo e migração para as cidades, exigindo maior qualificação técnica no trabalho urbano e rural.
6. Contradição: Aumento de Emprego e Desemprego:
"Aumento do número de empregos e aumento do número de desempregados."
A tecnologia cria mais empregos qualificados, mas muitos trabalhadores não conseguem se adaptar, aumentando o desemprego.
7. Setores Informais e Problemas Sociais:
"Crescimento na geração de emprego nos setores informais, onde não há leis e direitos trabalhistas."
A informalidade no trabalho resulta em problemas como a pirataria, especialmente em países subdesenvolvidos.
QUESTÕES DISCURSIVAS
1. Quais são as principais características da Terceira Revolução Industrial, segundo o texto?
Comente sobre como essas características impactaram o mundo do trabalho e o perfil do trabalhador.
2. O texto menciona a substituição do ser humano por máquinas e softwares. Quais são as implicações dessa substituição para os trabalhadores?
Discuta como essa mudança pode afetar a qualificação profissional e as oportunidades de emprego.
3. Como a terciarização da economia e a flexibilização do trabalho contribuíram para a precarização das condições de trabalho?
Analise as consequências sociais e econômicas dessa precarização para os trabalhadores.
4. O êxodo rural é mencionado como uma consequência das transformações no mundo do trabalho. Quais fatores contribuíram para esse fenômeno?
Reflita sobre as mudanças que ocorreram nas áreas rurais e urbanas e como isso afeta a vida das pessoas.
5. O texto aponta para uma contradição entre o aumento do número de empregos e o aumento do desemprego. Como você interpreta essa situação?
Comente sobre as possíveis razões para essa contradição e suas implicações para a sociedade.
6. Quais são os problemas associados ao crescimento do setor informal de trabalho, conforme descrito no texto?
Discuta as consequências da desregulamentação do trabalho e a falta de direitos trabalhistas para os trabalhadores informais.
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre como as tecnologias podem impactar o futuro do trabalho.
Recolher e analisar as reflexões para avaliar a compreensão do conteúdo.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒Pergunta visual: Apresentar duas imagens, uma de uma fazenda com tratores e outra de uma fábrica com robôs, e pedir ao aluno que explique o que mudou no trabalho dessas pessoas ao longo do tempo.
Atividade prática: Usar cartões coloridos para o aluno colocar em ordem as etapas da Revolução Industrial (ex: ferramentas manuais, máquinas simples, automação) com suporte visual.