Aula 119 Industrialização do Brasil

TEMA: Industrialização do Brasil
Nossa aula foi:
7ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
7ºB, terça-feira, 29 de outubro de 2024.
7ºC, quinta-feira, 31 de outubro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
 
HABILIDADES
(EF07GE08-A) Estabelecer relações entre as modificações do território brasileiro a partir dos processos de industrialização e inovação tecnológica.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
 
CONTEÚDO
Industrialização brasileira
 
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Compreender o processo de industrialização no Brasil, incluindo o papel dos imigrantes e famílias empreendedoras como a família Matarazzo.
Identificar os impactos da industrialização nas relações de trabalho e na estrutura social do Brasil.
Refletir sobre o papel da imigração no desenvolvimento econômico brasileiro.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura:
Iniciar com uma breve contextualização histórica sobre o início da industrialização no Brasil, destacando os fatores que levaram ao surgimento de indústrias no país e a contribuição de imigrantes.
Explicar o papel das famílias empreendedoras, como a família Matarazzo, que teve um impacto significativo na indústria brasileira.
Exibir o documentário “A História da Indústria no Brasil” até o trecho que apresenta a chegada da família Matarazzo ao Brasil e seu estabelecimento como uma potência industrial.
Pedir aos alunos para anotarem aspectos importantes do documentário, como:
A origem e motivos da imigração da família Matarazzo.
Como a família Matarazzo contribuiu para o processo de industrialização no Brasil.
Mudanças sociais e econômicas trazidas pela industrialização.
Após o documentário, realizar uma discussão em grupo com perguntas orientadoras para estimular a reflexão e a troca de ideias, tais como:
O que motivou imigrantes, como a família Matarazzo, a se estabelecerem no Brasil?
Quais desafios a família Matarazzo enfrentou ao iniciar sua indústria?
Como a indústria influenciou a vida dos trabalhadores e da população local?
Estabelecer conexões com o contexto atual, perguntando como a industrialização continua a impactar a sociedade brasileira.
MATERIAL:
https://www.youtube.com/watch?v=6oceVlIsiWA
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Propor aos alunos que criem uma linha do tempo que ilustre o desenvolvimento da indústria no Brasil e os principais acontecimentos ligados à imigração e à contribuição de famílias como os Matarazzo.
Sugerir que utilizem desenhos, recortes de revistas ou imagens impressas para ilustrar a linha do tempo.
Pedir aos alunos que respondam por escrito às seguintes questões:
Qual foi o impacto da chegada de famílias imigrantes, como a Matarazzo, para o desenvolvimento da indústria brasileira?
Em que aspectos a industrialização alterou as condições de trabalho e a vida cotidiana no Brasil?
Citar um aprendizado sobre a relação entre imigração e desenvolvimento econômico que obtiveram com o documentário.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Verificar a compreensão dos conceitos apresentados no documentário de forma visual e acessível.
Apresentar aos alunos uma folha com imagens representando diferentes momentos da industrialização brasileira (ex.: imigrantes, indústrias antigas, trabalhadores nas fábricas, família Matarazzo).
Pedir para que eles circulem ou pintem as imagens que representam a contribuição dos imigrantes para a indústria brasileira.
Questionário Simplificado
Avaliar a compreensão dos alunos com perguntas de fácil compreensão e respostas diretas.
Fornecer um questionário com perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, usando frases simples. Exemplos de perguntas:
"A família Matarazzo veio de outro país para trabalhar no Brasil." (Verdadeiro/Falso)
"A indústria ajudou a criar empregos no Brasil." (Verdadeiro/Falso)
"Os imigrantes ajudaram a indústria brasileira a crescer." (Sim/Não)
Oferecer suporte durante a leitura das perguntas e das opções de resposta, se necessário.