TEMA: Morfoclima Cerrado
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 05 de dezembro de 2024.
7ºB, terça-feira, 03 de dezembro de 2024.
7ºC, quinta-feira, 05 de dezembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
HABILIDADES
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Biodiversidade brasileira:
CONTEÚDO
Domínios morfoclimáticos
METODOLOGIA:
TEXTO
1. O domínio morfoclimático Cerrado é o segundo maior do Brasil, predomina na região centro-oeste, possui relevo de planaltos ou com pequenas ondulações (formando várias "chapadas", como a Chapada dos Guimarães e a Chapada dos veadeiros). O clima que predomina no cerrado é o tropical sazonal, a temperatura média da região ronda os 22°C. No entanto, a máxima pode ultrapassar os 40ºC e a mínima pode ficar abaixo de 0, resultando em geadas em alguns pontos. Trata-se de um domínio onde as estações do ano são bastante definidas: chove bastante no verão e o inverno é seco. Esse domínio costuma atravessar um período severo de seca.
2. O cerrado é também chamado de "caixa d'água do Brasil" por conta da sua hidrografia. Em seu território estão localizados leitos e nascentes de rios de 8 das 12 bacias hidrográficas brasileiras. São exemplos desses rios o Rio Araguaia, o Rio Tocantins e o Rio São Francisco. O solo do domínio morfoclimático do Cerrado é tipicamente avermelhado e pode ser arenoso ou argiloso, com predomínio de latossolo e podzólico, que são solos pobres em nutrientes. Tem sua vegetação com arbustos e árvores baixas, que não costumam estar concentradas em grupos, já que elas estão no geral mais afastadas umas das outras. Possuem em sua maioria troncos retorcidos, cascas grossas, folhas ásperas e com raízes profundas.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 05 de dezembro de 2024.
7ºB, terça-feira, 03 de dezembro de 2024.
7ºC, quinta-feira, 05 de dezembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
(EF07GE11-A) Caracterizar e relacionar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional com a distribuição da biodiversidade brasileira, com foco nos domínios morfoclimáticos.
Biodiversidade brasileira:
Domínios morfoclimáticos
Objetivos da Aula são:
Compreender as características naturais do domínio morfoclimático Cerrado, como clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia.
Identificar os principais rios e bacias hidrográficas associados ao Cerrado.
Reconhecer o Cerrado como "caixa d'água do Brasil" devido à sua importância hídrica.
Relacionar as condições naturais do Cerrado com os desafios de sua preservação.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e iniciar com a seguinte pergunta:
“Por que o Cerrado é chamado de 'caixa d’água do Brasil'?”
Mostrar um mapa que localize o Cerrado no Brasil e destacar as regiões que ele abrange.
Entregar o texto sobre o domínio morfoclimático Cerrado para leitura individual ou em pequenos grupos.
Ler o texto em voz alta com os alunos, fazendo pausas para explicar os conceitos:
Clima tropical sazonal: diferenças entre estação chuvosa e seca.
Solo pobre em nutrientes: características e implicações para a agricultura.
Vegetação: características adaptadas ao clima seco, como troncos retorcidos e raízes profundas.
Hidrografia: importância das bacias hidrográficas.
Perguntar aos alunos questões para fixar os conceitos:
“Quais são as principais características do relevo do Cerrado?”
“Por que o solo do Cerrado é considerado pobre em nutrientes?”
Propor a construção de um quadro com as principais características do Cerrado, incluindo:
Clima (temperatura média, estações do ano).
Relevo (planaltos e chapadas).
Solo (tipo e composição).
Vegetação (adaptações e aparência).
Hidrografia (rios importantes e bacias).
Apresentar imagens de paisagens do Cerrado e pedir que os alunos associem as imagens às características descritas no texto.
Revisar o conteúdo estudado, enfatizando a importância ambiental do Cerrado e os desafios de sua preservação.
Questionar:
“O que pode ser feito para preservar o Cerrado?”
“Por que é importante cuidar das bacias hidrográficas dessa região?”
MATERIAL:
Material Seduc 4º Corte,
Aula 18.1. O domínio morfoclimático Cerrado é o segundo maior do Brasil, predomina na região centro-oeste, possui relevo de planaltos ou com pequenas ondulações (formando várias "chapadas", como a Chapada dos Guimarães e a Chapada dos veadeiros). O clima que predomina no cerrado é o tropical sazonal, a temperatura média da região ronda os 22°C. No entanto, a máxima pode ultrapassar os 40ºC e a mínima pode ficar abaixo de 0, resultando em geadas em alguns pontos. Trata-se de um domínio onde as estações do ano são bastante definidas: chove bastante no verão e o inverno é seco. Esse domínio costuma atravessar um período severo de seca.
2. O cerrado é também chamado de "caixa d'água do Brasil" por conta da sua hidrografia. Em seu território estão localizados leitos e nascentes de rios de 8 das 12 bacias hidrográficas brasileiras. São exemplos desses rios o Rio Araguaia, o Rio Tocantins e o Rio São Francisco. O solo do domínio morfoclimático do Cerrado é tipicamente avermelhado e pode ser arenoso ou argiloso, com predomínio de latossolo e podzólico, que são solos pobres em nutrientes. Tem sua vegetação com arbustos e árvores baixas, que não costumam estar concentradas em grupos, já que elas estão no geral mais afastadas umas das outras. Possuem em sua maioria troncos retorcidos, cascas grossas, folhas ásperas e com raízes profundas.
Preencher um quadro-resumo sobre as características do Cerrado com base no texto.
Responder a perguntas dissertativas curtas, como:
“Quais são as características do clima tropical sazonal?”
“Explique por que o Cerrado é considerado a 'caixa d’água do Brasil'.”
Preencher um quadro simplificado, com as principais características (clima, relevo, vegetação e hidrografia).
Relacionar imagens do Cerrado com as informações do texto (exemplo: identificar troncos retorcidos, chapadas e rios).
Responder perguntas objetivas e curtas, como:
“Qual é o clima predominante no Cerrado?”
“Cite um rio importante que passa pelo Cerrado.”