Aula 109 O que o projeto pretende

TEMA: O que o projeto pretende
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 10 de outubro de 2024.
7ºB, terça-feira, 08 de outubro de 2024.
7ºC, quinta-feira, 10 de outubro de 2024.
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
 
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
 
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
 
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Compreender a importância da acessibilidade urbana e da infraestrutura de transporte nas cidades brasileiras.
Analisar as propostas apresentadas para melhorar a mobilidade urbana.
Promover a reflexão crítica sobre políticas públicas de transporte e urbanismo.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:
Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a relevância da acessibilidade urbana e como ela impacta a vida das pessoas nas cidades.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
O que é o Projeto Acesso a Oportunidades e qual a sua importância?
Quais são as propostas apresentadas para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo?
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais são os principais desafios enfrentados pelas cidades brasileiras em relação à acessibilidade urbana?
Como o pedágio urbano pode impactar a mobilidade e a qualidade de vida na cidade?
O que pode ser feito para melhorar a infraestrutura de transporte no Brasil?
Criação de um Projeto de Mobilidade Urbana
Solicitar que cada grupo crie um projeto de mobilidade urbana, utilizando papel grande ou cartolina.
Os alunos devem incluir propostas para melhorar a acessibilidade e a infraestrutura de transporte em suas cidades, considerando as necessidades da população.
Incentivar a inclusão de dados e informações que ajudem a justificar suas propostas.
Apresentação dos Grupos
Cada grupo deve apresentar seu projeto de mobilidade urbana para a turma, explicando suas análises e conclusões.
Permitir que os outros alunos façam perguntas e contribuam com suas observações durante as apresentações.
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas à acessibilidade urbana e à infraestrutura de transporte.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para melhorar a acessibilidade nas cidades?
Como a sociedade pode se envolver no planejamento e na avaliação de políticas públicas urbanas?
Reflexão Final
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a realidade de suas comunidades.
Sugerir que eles pensem em ações que poderiam ser tomadas para promover a melhoria da mobilidade urbana.
MATERIAL:
Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
 
TEXTO
O estudo é o primeiro diagnóstico divulgado pelo Projeto Acesso a Oportunidades, destinado a fazer estimativas anuais sobre as condições de acessibilidade urbana das cidades brasileiras. As informações ficarão disponíveis em uma base de dados abertos para que possam ser usadas por gestores públicos, sociedade civil e pesquisadores no planejamento e avaliação de políticas públicas urbanas e de transporte. “O sistema de rodízio de veículos está esgotado em São Paulo. Entendo que chegou a hora do pedágio urbano”, decretou Candido Malta, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, anteontem durante o Fórum de Mobilidade Urbana. Para ele, o pedágio é uma medida de contenção de congestionamentos melhor do que o aumento do preço da gasolina, que criaria um aumento no custo dos transportes como um todo, fosse na cidade, no Estado ou no país. (Folha de São Paulo, 12/10/2013. Adaptado). “Um trilhão de reais: é este o valor que o Brasil precisa investir em infraestrutura de transportes até 2030 para se equiparar ao padrão de países como Rússia e Austrália. A conclusão é de um estudo do núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP assinado pelos professores Claudio Tavares de Alencar e João da Rocha Lima Júnior com o mestrando Flávio Abdalla Lage e apresentado no final da semana passada na 14ª Conferência Internacional da LARES (Latin American Real Estate Society).”
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
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