TEMA: O transporte da produção agropecuária
Nossa aula foi:
7ºA,quinta-feira, 10 de outubro de 2024 .
7ºB,terça-feira, 08 de outubro de 2024 .
7ºC, quinta-feira, 10 de outubro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC, quinta-feira, 10 de outubro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da soja na economia brasileira e os desafios do transporte desse produto.
Analisar os diferentes meios de transporte utilizados para o escoamento da soja e suas implicações econômicas e sociais.
Refletir sobre a necessidade de integração das redes de transporte no Brasil para melhorar a eficiência logística.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:
Introdução
Iniciar com uma pergunta provocativa: "Como a soja, um dos principais produtos do Brasil, chega até os portos para exportação?".
Coletar respostas dos alunos e anotar no quadro.
Exposição Teórica
Apresentar as ideias centrais do texto sobre a produção de soja, os meios de transporte e os desafios enfrentados.
Utilizar recursos como mapas, gráficos de custos de transporte e imagens das condições das rodovias.
Leitura e Análise do Texto
Dividir a turma em grupos e distribuir cópias do texto. Cada grupo deve ler e destacar as principais informações e desafios relacionados ao transporte da soja.
Promover uma discussão em grupo onde cada um compartilha suas conclusões.
Debate
Organizar um debate sobre os diferentes meios de transporte (rodoviário, ferroviário e hidroviário), dividindo a turma em grupos a favor e contra cada meio.
Estabelecer regras para o debate, como tempo de fala e respeito às opiniões dos colegas.
Atividade Prática
Criar um mapa colaborativo em que os alunos marquem as rotas de transporte da soja, identificando as condições das estradas, ferrovias e hidrovias.
Utilizar papel, canetas coloridas e acesso a mapas impressos ou digitais.
Reflexão e Conclusão
Pedir aos alunos que escrevam uma breve reflexão sobre como a infraestrutura de transporte pode impactar a economia e a vida das pessoas no Brasil.
Permitir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma.
Livro de Geografia, 7º ano Coleção Araribá, p. 151.
https://youtu.be/9bEnFS2ztNA
TEXTO
1. Nos anos 2000, com o rápido avanço da produção da soja no Centro-Oeste do Brasil sobretudo no estado de Mato Grosso, surgiu uma importante questão: qual o melhor meio de escoar o produto?
2. Estima-se que, para cada real gasto no transporte hidroviário, três são gastos no ferroviário e cinco no rodoviário. No entanto, atualmente, 67% da soja produzida no Brasil é transportada em caminhões (por rodovias), 28% por ferrovias e apenas 5% por hidrovias.
3. O transporte por caminhões enfrenta obstáculos que vão desde as más condições de muitas rodovias brasileiras, passando por pontos de congestionamento nas estradas e vias urbanas, até a formação de longas filas na chegada aos portos.
4. Para superar esses obstáculos e tornar a soja brasileira competitiva internacionalmente, vários investimentos vêm sendo realizados no setor de transportes; porém, com a crise econômica, o setor tem enfrentado dificuldades em manter os investimentos de modo crescente.
5. A interligação dos diferentes meios de transporte, a exemplo do que ocorre em outros países, facilitaria o transporte hidroviário e rodoviário de cargas pelas regiões Centro-Oeste e Norte do país, aliviando os portos das regiões Sul e Sudeste. Isso também reduziria o consumo de combustíveis, que contribui para aumentar o preço do transporte e, consequentemente, das mercadorias.
Ideias Centrais
Crescimento da Produção de Soja:
O aumento da produção de soja no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso, gerou a necessidade de discutir os melhores meios de transporte para escoar essa produção.
Custo dos Transportes:
Comparação dos custos de transporte: 1 real no transporte hidroviário; 3 reais no ferroviário e 5 reais no rodoviário.
Predominância do transporte rodoviário, com 67% da soja sendo transportada por caminhões, o que levanta questões sobre eficiência e custos.
Desafios do Transporte Rodoviário:
Problemas enfrentados pelo transporte rodoviário, como más condições das estradas, congestionamentos e filas nos portos, que impactam a eficiência do escoamento da soja.
Investimentos e Crises:
Necessidade de investimentos no setor de transportes para melhorar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional.
Dificuldades enfrentadas pelo setor devido à crise econômica, que afeta a manutenção e o aumento dos investimentos.
Integração dos Modais de Transporte:
A importância da interligação entre diferentes meios de transporte (hidroviário, ferroviário e rodoviário) para otimizar o escoamento de cargas.
Benefícios dessa integração, como a redução do consumo de combustíveis e alívio dos portos nas regiões Sul e Sudeste.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 1🎒
Resolução de atividades discursivas.
QUESTÕES DISCURSIVAS
Com base no texto da página 151 do Livro de Geografia do 7º ano, com suas próprias palavras, sem cópias do texto, responda as seguintes questões (NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS QUESTÕES, MAS PARA INICIAR CADA RESPOSTA VOCÊ PRECISA ESCREVER SOBRE O QUE ESTÁ RESPONDENDO):
1. Qual produto e onde no Brasil houve uma grande produção por volta dos anos 2000? (parágrafo 1)
2. Qual questão pôde ser levantada ante ao avanço da produção de soja no Brasil? (parágrafo 1)
3. Qual é a diferença no custo dos transportes hidroviário, ferroviário e rodoviário? (parágrafo 2)
4. Como é transportada a soja no Brasil? (parágrafo 2)
5. Quais são os obstáculos dos transportes por caminhões? (parágrafo 3)
6. O que no Brasil tem feito para superar os obstáculos nos transportes? (parágrafo 4)
7. O que ocorre em outros países que pode ser utilizado como exemplo para superar os obstáculos nos transportes do Brasil? (parágrafo 5)
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 2🎒
Resolução de questões objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades discursivas.
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