TEMA: A desigualdade racial em São Paulo
Nossa aula foi:
7ºA,quinta-feira,
26 de setembro de 2024 .
7ºB,terça-feira,
24 de setembro de 2024 .
7ºC,quinta-feira, 26 de setembro de 2024 .EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
Mundo do trabalho
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
Desigualdade social e o trabalho:
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
Os objetivos dessa aula são:
Compreender a desigualdade de acesso ao emprego e à saúde em São Paulo.
Analisar os dados apresentados sobre a Razão de Palma e a diferença de acesso entre diferentes grupos populacionais.
Promover a reflexão crítica sobre políticas públicas de emprego e saúde.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a relevância da desigualdade social e como ela afeta o acesso ao emprego e à saúde.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
O que é a Razão de Palma e como ela é utilizada para medir a desigualdade?
Quais são as diferenças no acesso a empregos e serviços de saúde entre a população branca e negra em São Paulo?
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais fatores podem contribuir para a desigualdade de acesso ao emprego e à saúde?
Como a desigualdade social pode impactar a qualidade de vida da população?
O que pode ser feito para reduzir essas desigualdades?
Criação de um Gráfico de Comparação
Solicitar que cada grupo crie um gráfico de comparação, utilizando papel grande ou cartolina.
Os alunos devem representar visualmente a Razão de Palma e as diferenças de acesso a serviços de saúde entre os grupos populacionais.
Incentivar a inclusão de dados e informações relevantes que ajudem a ilustrar a desigualdade.
Apresentação dos Grupos
Cada grupo deve apresentar seu gráfico de comparação para a turma, explicando suas análises e conclusões.
Permitir que os outros alunos façam perguntas e contribuam com suas observações durante as apresentações.
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas à desigualdade de acesso ao emprego e à saúde.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para melhorar o acesso ao emprego e à saúde para a população mais pobre?
Como a sociedade pode trabalhar para reduzir a desigualdade racial no acesso a serviços?
Reflexão Final
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a realidade de suas comunidades.
Sugerir que eles pensem em ações que poderiam ser tomadas para promover a igualdade de acesso ao emprego e à saúde.
MATERIAL:Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
TEXTO
São Paulo é a cidade mais desigual entre todas as analisadas quando levado em conta o acesso ao emprego em até 30 minutos de caminhada. Isso foi calculado pela chamada Razão de Palma, quociente entre a acessibilidade média dos 10% mais ricos da população e a acessibilidade média dos 40% mais pobres. No caso da capital paulista, a razão encontrada é maior que 9. Isso significa que a quantidade de empregos acessíveis pelos 10% mais ricos da população em São Paulo é mais do que nove vezes maior do que o número de empregos acessíveis por todos dos 40% mais pobres. São Paulo também apresenta a maior diferença entre o número de estabelecimentos de saúde de alta complexidade acessíveis por transporte público em até 60 minutos pela população branca e negra. A população branca da capital paulista tem acesso a um número 50% maior de hospitais de alta complexidade na comparação com a população negra. Todas as cidades apresentam um quociente maior que 1, o que aponta que a população branca tem acesso mais fácil aos serviços de saúde do que a população negra.
São Paulo é a cidade mais desigual entre todas as analisadas quando levado em conta o acesso ao emprego em até 30 minutos de caminhada. Isso foi calculado pela chamada Razão de Palma, quociente entre a acessibilidade média dos 10% mais ricos da população e a acessibilidade média dos 40% mais pobres. No caso da capital paulista, a razão encontrada é maior que 9. Isso significa que a quantidade de empregos acessíveis pelos 10% mais ricos da população em São Paulo é mais do que nove vezes maior do que o número de empregos acessíveis por todos dos 40% mais pobres. São Paulo também apresenta a maior diferença entre o número de estabelecimentos de saúde de alta complexidade acessíveis por transporte público em até 60 minutos pela população branca e negra. A população branca da capital paulista tem acesso a um número 50% maior de hospitais de alta complexidade na comparação com a população negra. Todas as cidades apresentam um quociente maior que 1, o que aponta que a população branca tem acesso mais fácil aos serviços de saúde do que a população negra.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
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