Aula 107 A concentração de empregos em Fortaleza

TEMA: A concentração de empregos em Fortaleza
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 26 de setembro de 2024.
7ºB, terça-feira, 24 de setembro de 2024.
7ºC, quinta-feira, 26 de setembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
 
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
 
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
 
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
Compreender a importância do acesso a empregos e as desigualdades espaciais nas diferentes regiões da cidade.
Analisar os dados apresentados sobre o tempo de deslocamento de bicicleta até os empregos.
Promover a reflexão crítica sobre políticas públicas de transporte e emprego.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a relevância do acesso ao emprego e como a localização dos empregos influencia esse acesso.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
O que significa "desigualdade espacial" no contexto do acesso a empregos?
Quais são as diferenças na acessibilidade a empregos entre o centro e as periferias de Fortaleza?
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais fatores podem influenciar o tempo de deslocamento até os empregos?
Como a desigualdade de renda afeta o acesso ao emprego?
O que pode ser feito para melhorar a infraestrutura cicloviária nas periferias?
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas ao emprego e ao transporte.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para melhorar o acesso a empregos nas periferias?
Como a desigualdade no acesso ao emprego pode afetar a qualidade de vida da população?
Reflexão Final
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a realidade de suas comunidades.
Sugerir que eles pensem em ações que poderiam ser tomadas para promover a igualdade de acesso ao emprego.
MATERIAL:
Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
 
TEXTO
Na capital cearense, foi quantificada a proporção de empregos que podem ser acessíveis em até 15 ou 30 minutos, de bicicleta, a partir de diferentes regiões da cidade. A estimativa ilustra a desigualdade espacial, existente principalmente em função da concentração de empregos na zona central da cidade. Partindo do centro expandido de Fortaleza é possível acessar cerca de 50% de todos os empregos da cidade em 30 minutos de pedalada. Reduzindo esse tempo pela metade, para 15 minutos, somente a região central da cidade tem uma acessibilidade que pode chegar a aproximadamente 25% dos empregos, enquanto regiões periféricas (e mais pobres) sofrem com baixos níveis de acesso. No contexto brasileiro, a população de baixa renda é quem mais depende do transporte ativo, como bicicletas, para acessar o seu trabalho. Ao mesmo tempo, nas periferias urbanas a infraestrutura cicloviária (para ciclistas) costuma ser mais precária.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
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