Aula 106 A proximidade de escolas em Belém

TEMA: A proximidade de escolas em Belém
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 20 de setembro de 2024.
7ºB, quarta-feira, 18 de setembro de 2024.
7ºC, sexta-feira, 20 de setembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
 
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
 
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância do acesso à educação e as desigualdades existentes nas diferentes regiões da cidade.
Analisar os dados apresentados sobre o tempo de deslocamento até as escolas públicas.
Promover a reflexão crítica sobre políticas públicas de educação e transporte.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:
Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a relevância do acesso à educação e como a localização das escolas influencia esse acesso.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
O que significa "desertos de oportunidades" no contexto da educação?
Quais são as diferenças na cobertura de escolas de ensino infantil e fundamental?
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais fatores podem influenciar o tempo de deslocamento até as escolas?
Como a desigualdade de renda afeta o acesso à educação?
O que pode ser feito para melhorar o acesso às escolas de ensino infantil?
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas à educação e ao transporte.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para melhorar o acesso às escolas?
Como a desigualdade no acesso à educação pode afetar a qualidade de vida da população?
Reflexão Final
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a realidade de suas comunidades.
Sugerir que eles pensem em ações que poderiam ser tomadas para promover a igualdade de acesso à educação.
MATERIAL:
Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
 
TEXTO
Foi calculado o tempo mínimo de caminhada até a escola pública mais próxima a partir de uma casa hipotética, localizada em diferentes pontos da cidade. A análise incluiu escolas de ensino infantil e fundamental. Foi observada, em geral, uma boa cobertura de escolas na cidade, sem muitos desertos de oportunidades. Apesar disso, a cobertura de escolas de ensino fundamental é melhor do que a de escolas de ensino infantil. Isso reflete a realidade do país, que ainda enfrenta desafios na expansão da oferta desta modalidade de ensino. Vale destacar que a distribuição de creches e unidades de ensino infantil afeta particularmente o deslocamento de mulheres, já que o cuidado com filhos e a família ainda recai de forma desproporcional sobre elas.
Belém é uma das cidades em que a desigualdade de renda mais pesa no tempo gasto para chegar de bicicleta até a escola de ensino médio mais próxima de casa. Os 20% mais pobres da população precisam gastar em média o dobro de tempo dos 20% mais ricos para acessar a escola mais próxima de casa.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
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