Aula 105 O acesso à saúde no Rio de Janeiro

TEMA: O acesso à saúde no Rio de Janeiro
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 20 de setembro de 2024.
7ºB, quarta-feira, 18 de setembro de 2024.
7ºC, sexta-feira, 20 de setembro de 2024.EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
 
HABILIDADES
(GO-EF07GE15) Identificar e analisar a desigual distribuição de redes de transportes e de comunicação, bem como suas implicações no processo de integração do território brasileiro.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Desigualdade social e o trabalho:
 
CONTEÚDO
Desigualdade na distribuição de redes de transportes e de comunicação
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância do acesso a serviços de saúde e as desigualdades existentes nas diferentes regiões da cidade.
Analisar os dados apresentados sobre o tempo de transporte público e sua relação com a saúde da população.
Promover a reflexão crítica sobre políticas públicas de saúde e transporte.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:
Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a relevância do acesso à saúde e como o transporte público influencia esse acesso.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
O que significa "serviço de média complexidade" e "serviço de alta complexidade"?
Quais são os dados apresentados sobre o tempo de transporte público?
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais fatores podem influenciar o tempo de transporte público em diferentes regiões da cidade?
Como a localização geográfica das unidades de saúde impacta o acesso da população?
O que pode ser feito para melhorar o acesso aos serviços de saúde?
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas ao transporte e à saúde.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para melhorar o acesso aos serviços de saúde?
Como a desigualdade no acesso à saúde pode afetar a qualidade de vida da população?
MATERIAL:
Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
 
TEXTO
O estudo estimou o tempo mínimo que se levaria no transporte público em horário de pico para acessar estabelecimentos do Sistema Único de Saúde, começando a viagem a partir de diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro. No caso do Rio, cerca de 46% da população conseguiria chegar a um dos 318 estabelecimentos de saúde com serviço de média complexidade em menos de 15 minutos por transporte público. Esse tipo de serviço dá alcance a clínicas, Unidades de Pronto-Atendimento e hospitais-escolas, que dão conta de alguns procedimentos de intervenção, bem como tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças. Mas apenas 17% da população conseguiria chegar à unidade mais próxima de casa nesse mesmo tempo caso precisasse acessar um dos 108 estabelecimentos com serviços de alta complexidade (hospitais de grande porte, onde são realizadas manobras mais invasivas e de maior risco à vida).

Ideias Centrais
Estimativa de tempo de transporte público:
"O estudo estimou o tempo mínimo que se levaria no transporte público em horário de pico para acessar estabelecimentos do Sistema Único de Saúde."
Acesso a serviços de saúde em diferentes regiões:
"Cerca de 46% da população conseguiria chegar a um dos 318 estabelecimentos de saúde com serviço de média complexidade em menos de 15 minutos por transporte público."
Tipos de serviços de saúde disponíveis:
"Esse tipo de serviço dá alcance a clínicas, Unidades de Pronto-Atendimento e hospitais-escolas, que dão conta de alguns procedimentos de intervenção, bem como tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças."
Dificuldade de acesso a serviços de alta complexidade:
"Apenas 17% da população conseguiria chegar à unidade mais próxima de casa nesse mesmo tempo caso precisasse acessar um dos 108 estabelecimentos com serviços de alta complexidade em hospitais de grande porte."
Natureza dos serviços de alta complexidade:
"Serviços de alta complexidade são realizados em hospitais de grande porte, onde são realizadas manobras mais invasivas e de maior risco à vida."

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio do texto.

 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Resolução de atividades discursivas e ou objetivas.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades discursivas e ou objetivas.