Aula 85 Formação e regionalização do território brasileiro

TEMA: Formação e regionalização do território brasileiro

Nossa aula foi:

7ºA, quinta-feira, 15 de agosto de 2024.

7ºB, terça-feira, 20 de agosto de 2024.

7ºC, quinta-feira, 15 de agosto de 2024.

EIXO TEMÁTICO

Mundo do trabalho

 

HABILIDADES

(EF07GE05-A) Distinguir as diferentes formas de organização do trabalho desde o Mercantilismo até o Capitalismo Contemporâneo.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Produção, circulação e consumo de mercadorias:

 

CONTEÚDO

Desigualdade social do trabalho

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar a questão da regionalização do território brasileiro no contexto da chegada europeia.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura de texto e realização de atividades para discutir a questão do processo de formação e regionalização do território brasileiro.

Inicialmente daremos foco na leitura, registro de síntese no caderno para discussão da temática da formação e regionalização do território brasileiro por meio de questionário discursivo.

Na retomada daremos foco em uma sensibilização quanto à questão da invasão do território brasileiro com finalidade mercantilista à contra gosto dos indígenas que no Brasil habitavam. Realizaremos registro no quadro dos pontos relevantes da leitura do texto sobre o processo de formação e regionalização do território brasileiro. Na oportunidade, aplicaremos questionário objetivo com devolutiva imediata acerca do processo de formação e regionalização do território brasileiro.

MATERIAL:

Livro de Geografia do 7º ano Projeto Araribá, Capítulo 4, páginas 52-53.

TEXTO

Formação e regionalização do território brasileiro

A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo processo de expansão resultante do contato entre povos locais e colonizadores europeus. Ao estudar esse processo, devemos lembrar que os colonizadores portugueses foram se apropriando das terras que hoje constituem o Brasil e conquistando a área onde viviam cerca de 4 milhões de pessoas distribuídas entre mais de mil povos diferentes: os indígenas. Observe, no mapa a seguir, a distribuição dos povos indígenas no período de chegada dos europeus.

Formação do território

Em fins do século XV, portugueses e espanhóis entre outros povos europeus, lançavam-se em busca de novas terras para colonização. Chegaram às terras atualmente chamadas de América onde estabeleceram tratados para dividir o território. Mais tarde as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil. Como os portugueses não conheciam muito bem o território que colonizariam, as fronteiras ainda não estavam muito bem definidas. Para garantir o poder sobre as terras ocupadas, explorá-las e protegê-las da invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias lotes de terras entregues pelo rei de Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua confiança.

Expansão territorial

O território inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os quais as bandeiras incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos (ouro e prata), nos séculos XVI e XVII.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 1🎒

Resolução de atividades discursivas com base na leitura do texto.

1. Como era a situação quanto à população no território brasileiro antes da colonização europeia?

2. Quais eram os principais povos indígenas do Brasil por volta dos anos 1500?

3. Qual foi o motivo registrado pelos europeus na formação do território brasileiro?

4. O que os portugueses fizeram quanto à expansão do território brasileiro e o Tratado de Tordesilhas?

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 2🎒

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.