TEMA: Segunda e Terceira DIT
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF07GE05-A) Distinguir as diferentes formas de organização do trabalho
desde o Mercantilismo até o Capitalismo Contemporâneo.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Produção, circulação e consumo de mercadorias:
CONTEÚDO
Desigualdade social do
trabalho
METODOLOGIA:
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com
base em texto e resolução de atividades para fixação do conteúdo.
Inicialmente promoveremos a leitura do texto de
modo a elencar as características da Segunda Divisão Internacional do Trabalho.
Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo trabalhado.
Na retomada da aula, abordaremos as características
da Terceira Divisão Internacional do Trabalho. Na oportunidade realizaremos
atividades de fixação do conteúdo trabalhado.
MATERIAL:
Material Seduc, 2º Corte, Aula 8
SEGUNDA DIT
1. Durante o século XVI – mas principalmente a
partir do século XVII – essa divisão do trabalho sofreu algumas poucas e
sensíveis alterações. Com a Primeira e a Segunda Revolução Industrial, as
colônias e os países subdesenvolvidos passaram a fornecer também produtos
agrícolas, assim como vários tipos de minerais e especiarias. Nesse período,
por exemplo, o Brasil se viu marcado pela monocultura da cana-de-açúcar (século
XVI) e exploração de ouro (século XVII).
TERCEIRA DIT OU “NOVA DIT”
2. A partir do século XX, com a Revolução
Técnico-Científica-Informacional e a consolidação do Capitalismo Financeiro,
temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Isso acarretou na
mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também
por Nova DIT. Nesse período, os países subdesenvolvidos também realizaram os
seus processos tardios de industrialização. Só que, diferentemente da
industrialização dos países desenvolvidos, essa aconteceu a partir da abertura
do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas
Multinacionais ou Globais, oriundas, quase sempre, de países desenvolvidos.
Além disso, assistiu-se também a uma segmentação do mercado produtivo. Para
buscar isenções de impostos e rápido acesso a matérias-primas nos países
subdesenvolvidos, as multinacionais distribuíram o seu processo produtivo por
todo o globo terrestre. Um carro, por exemplo, tem o seu motor produzido no
México, os para-choques na Argentina, o Chassi na Coreia do Sul e a montagem
realizada no Brasil. Com isso, surgiu a denominação de “indústrias
maquiladoras”, pois não havia produção de nenhum material nelas, mas apenas a
montagem oriunda da produção de peças de diversos setores do mundo. Convém
ressaltar que a produção industrial continua sendo realizada majoritariamente
pelos países desenvolvidos, ou com o capital oriundo desses países. Apenas o
local da produção é que mudou, mas todo o capital dessas empresas retorna aos
seus países de origem. Essa migração das multinacionais se deve pela busca de
mão de obra abundante nos países pobres e por maiores oportunidades de
explorarem os recursos naturais.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de pontos relevantes acerca das fases da Divisão
Internacional do Trabalho.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Registro no caderno das fases da Divisão Internacional do Trabalho.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula sobre s segunda DIT.
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