Aula 50 Demografia

TEMA: Demografia

Nossa aula foi:

7ºA, quinta-feira, 25 de abril de 2024. Retomada, sexta-feira, 26 de abril de 2024. Retomada, sexta-feira, 26 de abril de 2024.

7ºB, terça-feira, 23 de abril de 2024. Retomada, quarta-feira, 24 de abril de 2024. Retomada, quarta-feira, 24 de abril de 2024.

7ºC, quinta-feira, 25 de abril de 2024. Retomada, sexta-feira, 26 de abril de 2024. Retomada, sexta-feira, 26 de abril de 2024.

EIXO TEMÁTICO

Conexões e escalas

 

HABILIDADES

(EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Características e dinâmica da população brasileira:

 

CONTEÚDO

Densidade demográfica

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar aspectos relativos à demografia.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em texto.

Inicialmente, promoveremos uma introdução do conceito de demografia a partir da etimologia da palavra. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na primeira retomada da aula discutiremos sobre o conceito de demografia. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na segunda retomada da aula os tipos de informações que compõem os dados demográficos. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na terceira retomada da aula verificaremos características e apresentações dos mapas demográficos. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na quarta retomada da aula trabalharemos aspectos históricos relacionados às práticas de demografia. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na quinta retomada da aula discutiremos sobre a demografia brasileira por meio do estudo de dados do IBGE da distribuição da população brasileira. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na sexta retomada da aula discutiremos sobre a demografia brasileira por meio do estudo de dados do IBGE da distribuição da população brasileira pelas regiões. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

 

MATERIAL:

Material Seduc, 2º Corte, Aula 7

DEMOGRAFIA

1. A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não. Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de “demos” (povo) e “grafia” (escrita, descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia. Graças a demografia sabemos que a população da Terra é de 7260 bilhões de habitantes e pode chegar a 10 bilhões por volta do ano 2200. No Brasil, o “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)” é o encarregado por coletar e analisar os dados demográficos.

 

Conceito de Demografia

2. A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território. Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Igualmente, coleta informações socioculturais, econômicas, étnicas, acerca da sociedade como um todo ou de um grupo específico. Estudar as populações é essencial para atender às suas necessidades. Através dos dados demográficos é possível saber, por exemplo, quantas escolas devem ser construídas em determinada zona. Contudo, essas informações são também utilizadas por outros campos do saber com objetivo de aperfeiçoar a atuação do Estado em diversos seguimentos sociais.

 

Dados Demográficos

3. Os principais dados e conceitos demográficos são:

3.1 População: indivíduos que habitam um determinado território.

3.2 Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos.

3.3 Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

3.4 Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem.

3.5 População Absoluta: índice geral da população de um determinado território.

3.6 Densidade Demográfica: percentual que mede o número de habitantes em certa área (hab/km2).

3.7 Crescimento Vegetativo: aponta o crescimento populacional, determinado pela taxa de natalidade, subtraída à taxa de mortalidade.

3.8 Crescimento Migratório: porcentagem do crescimento populacional num território, determinado pela taxa de imigração (pessoas que chegam), subtraída à taxa de emigração (pessoas que se mudam).

 

Mapa demográfico

4. Com os dados demográficos são elaborados mapas e gráficos que permitem visualizar a dinâmica populacional. O mapa apresentado retrata a densidade populacional no Brasil e também podemos distinguir os limites entre os estados da federação. No entanto, a informação mais importante está expressa na legenda e nas cores. Em violeta vemos os estados brasileiros que têm a densidade populacional mais alta; e em verde e amarelo, aqueles que possuem uma densidade populacional menor. Por isso, quanto mais escura for a cor, mais densidade populacional terá este estado. Por outro lado, a cor amarela, indica baixa densidade populacional nesta unidade da federação brasileira.

 

Origem da demografia

5. O estudo da demografia se intensificou após a explosão demográfica provocada pela Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. No século XVIII, porém, Malthus já havia estudado aspectos sobre o crescimento populacional e seus perigos para a economia dos países. No entanto, foi o francês Achille Guillard (1799-1876), com a obra “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada” (1855), que usou o termo “demografia” pela primeira vez.

5.1 Em termos teóricos, o estudo da demografia se divide em três abordagens:

5.1.1 Demografia histórica: análise das informações demográficas ao longo do tempo;

5.1.2 Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados;

5.1.3 Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

 

Distribuição da população brasileira

6. Há muita gente no Brasil! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas da população. Pela data de referência de 1º de julho de 2019, o Brasil tem uma população total de 210.147.125 pessoas. Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 25 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja, tem espaço para todo mundo! O grande problema é que a população brasileira distribui-se irregularmente pelo nosso território. E o que isso quer dizer? Isso significa que algumas regiões concentram mais pessoas, enquanto em outras há mais espaço sobrando, até porque precisamos de lugares em que a natureza esteja mais preservada, livre de cidades, grandes fazendas e outras atividades humanas. Se observarmos o mapa (próxima página), podemos notar como ocorre a distribuição da população brasileira:

6.1 Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país.

6.2 Isso se deve a motivos históricos e geográficos, que vêm desde os tempos de colonização até os períodos posteriores. Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.


7. Em números gerais, a distribuição da população brasileira efetua-se da seguinte forma, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010:

7.1 Sudeste: como já dissemos, é a região mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes, com 42% da população brasileira e 87 habitantes para cada quilômetro quadrado. É muita gente no mesmo lugar! Para se ter uma ideia, se consideramos a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana, temos mais habitantes (19 milhões) do que o Centro-Oeste inteiro!

7.2 Nordeste: é a segunda região mais populosa, com quase 54 milhões de pessoas e 27,7% da população do nosso país. Ao todo, são mais de 34 pessoas para cada quilômetro quadrado.

7.3 Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km².

7.4 Norte: é a quarta mais populosa, ganhando somente do Centro-Oeste brasileiro. Sua população é de 16 milhões de pessoas, mas podemos dizer que essa é a região mais “vazia” do país, pois é a maior e apresenta muito espaço sobrando... Ao todo, sua densidade demográfica é de quatro habitantes para cada quilômetro!

7.5 Centro-Oeste: é a última colocada e possui 14,5 milhões de pessoas, com uma densidade demográfica de 8,6 hab/km². Mesmo assim, temos grandes cidades nessa região, sendo Brasília e Goiânia as maiores delas.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes acerca do conceito de demografia.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Análise do conceito de demografia.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre etimologia da palavra demografia.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre conceito de demografia.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre dados demográficos.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre mapa demográfico.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre origem histórica da demografia.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre distribuição da população brasileira.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre distribuição da população brasileira por regiões.