TEMA: Região
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
EIXO TEMÁTICO
Conexões e escalas
HABILIDADES
(GO-EF07GE13) Compreender a importância e os diferentes critérios de
regionalizar o Brasil e o estado de Goiás, considerando os aspectos políticos,
econômicos, sociais, culturais e físico-naturais.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Divisão regional do Brasil:
CONTEÚDO
Regionalização do Brasil
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar a questão regionalização.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com
base em texto.
Inicialmente, promoveremos uma introdução da etimologia
da palavra região. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do
conteúdo proposto.
Na primeira retomada da aula discutiremos sobre a aplicação
do conceito de Região. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do
conteúdo proposto.
Na segunda retomada da aula verificaremos algumas características
e funções da Região. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do
conteúdo proposto.
Na terceira retomada da aula trabalharemos a Região
como categoria de compreensão do espaço geográfico. Na oportunidade
realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.
Na quarta retomada da aula trabalharemos atividades de fixação do conteúdo proposto sobre a regionalização do mundo do ponto de vista socioeconômico; história da regionalização do Brasil de 1940 e 1990.
MATERIAL:
Material Seduc, 2º Corte, Aula 6
A REGIÃO
1. Para que possamos compreender qualquer divisão regional ou
regionalização, primeiro devemos desenvolver nossa compreensão sobre o conceito
de região. Quando observamos a etimologia desta palavra, ou seja, a sua origem
e evolução, encontramos algumas palavras em latim que a ela estão ligadas:
1.1 regere, que significa reger. Nos traz a ideia de administrar, gerir;
1.2 regio, que significa aquilo que pertence ao rei ou está associado a
ele;
1.3 regionis, que significa caminho reto ou direto.
1.4 A partir daí, podemos observar a essência deste conceito na história,
que estava associado ao poder de uma autoridade que irá administrar uma área
delimitada (fronteiras, divisas, limites), diferindo assim esta área daquelas
do entorno.
APLICAÇÃO DO CONCEITO
2. Para entendermos então a aplicação (utilização) da região - que
basicamente é a chave para sua compreensão - devemos imaginar um cenário de
menor escala em que podemos aplicá-lo. Imagine que você tenha adquirido
recentemente uma grande propriedade rural (ou simplesmente está jogando um
videogame com este tema). A primeira coisa que qualquer pessoa necessita para
compreender a real dimensão de sua propriedade é um mapa. Que será basicamente
o registro das várias informações e ocorrências da área ali representada. Na
construção deste mapa, a primeira representação será da área total da
propriedade. Após a medição de sua área total será feito o levantamento das
várias características que ali residem. Informações como relevo, solo,
vegetação, animais, presença ou não de cursos d’água (rios, riachos, córregos,
lagos etc.) serão levantadas para a relação do mapa com a área representada.
Quão maior for uma área, maior tendência a variedade de características desta.
Assim se obtém as características e a localização destas áreas que se
diferenciam com as demais. Deste modo temos a localização de uma fração ou
parte da área total junto as suas características únicas, fazendo destas partes
regiões da propriedade rural. Esse processo de compreensão que envolveu
principalmente a localização e a caracterização das áreas desta propriedade é
conhecido como regionalização.
3.1 Cada região, por possuir suas próprias características, será única.
Haverá semelhanças com outras regiões, mas não serão idênticas.
3.2 Deste modo, cada região terá a uma função específica nas atividades
da sociedade. Seguindo o exemplo anterior, cada parte - ou região - da
propriedade rural estará melhor estabelecida para uma diferente atividade. Ou
seja, em função de suas características, as regiões serão avaliadas a partir
dos potenciais para atividades socioeconômicas.
3.4 Exemplo: as áreas aplainadas próximas aos rios são melhores para a
agricultura; a área de maior altitude mais próxima as estradas de acesso a
propriedade rural será mais apropriada a sede da fazenda; a mesma lógica se
aplica ao confinamento das criações em curral (principalmente quando há o
reaproveitamento de rejeitos (fezes) para a obtenção de energia por meio do gás
metano); áreas aplainadas e contínuas são melhores para o pasto e a engorda do
gado que não fará muito esforço pela ausência de subidas, etc.
4. Observando, portanto, o processo de regionalização podemos concluir
que por possuírem diferentes características, as regiões serão divididas,
agrupadas e localizadas para melhor compreensão do proprietário/administrador
da mesma. Dessa forma, podemos compreender a região como um
instrumento/ferramenta para os grupos que irão administrar o território, que é
outro conceito muito importante, mas não o foco por agora. Assim, a propriedade
rural utilizada como exemplo pode ser na verdade uma cidade, um Estado, um país
ou até mesmo um continente. A forma para se obter as regiões daí serão as
mesmas. Claro, com volume de informações e escalas totalmente diferentes. Para
finalizarmos a compreensão da região enquanto uma categoria de compreensão do
espaço geográfico (uma outra categoria), é necessário saber que o espaço é
dinâmico, ou seja, que a todo momento este está em constante movimento. Deste
modo, a região, quando trabalhada sem o devido cuidado, pode gerar alguns
pré-conceitos que por vezes determinam a visão que a sociedade tem desta, das
práticas e das pessoas que ali vivem. É um conceito que pode ser visto em
“camadas”, de forma que o processo de regionalização possa dar mais importância
a alguns aspectos de interesse dos gestores/administradores do que outros
igualmente importantes. Como exemplo, se numa pesquisa se pretende encontrar
locais com características favoráveis a certas atividades econômicas, a falta
de critério (frequentemente presente na excessiva expectativa de lucro com os
resultados da pesquisa) pode levar essa pesquisa a dar mais importância sobre
as características favoráveis do que as desfavoráveis. Colocando um rótulo na
região que pode mais se alinhar com as expectativas de algum grupo do que com a
realidade.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de pontos relevantes acerca do conceito de região.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Análise do conceito de região.
Resolução de
atividades objetivas com devolutiva imediata.
CLIQUE AQUI para
acessar à Atividade dessa aula sobre etimologia da palavra Região.
CLIQUE AQUI para
acessar à Atividade dessa aula sobre aplicação do conceito de Região.
CLIQUE AQUI para
acessar à Atividade dessa aula características e função da Região.
CLIQUE AQUI para
acessar à Atividade dessa aula sobre Região como categoria de compreensão do
espaço geográfico.