Aula 45 Região

TEMA: Região

Nossa aula foi:

7ºA, quinta-feira, 18 de abril de 2024. Retomada quinta-feira, 18 de abril de 2024. Retomada sexta-feira, 19 de abril de 2024. Retomada sexta-feira, 19 de abril de 2024. Retomada quinta-feira, 25 de abril de 2024.

7ºB, terça-feira, 16 de abril de 2024. Retomada terça-feira, 16 de abril de 2024. Retomada quarta-feira, 17 de abril de 2024. Retomada quarta-feira, 17 de abril de 2024. Retomada terça-feira, 23 de abril de 2024.

7ºC, quinta-feira, 18 de abril de 2024. Retomada quinta-feira, 18 de abril de 2024Retomada sexta-feira, 19 de abril de 2024. Retomada sexta-feira, 19 de abril de 2024. Retomada quinta-feira, 25 de abril de 2024.

EIXO TEMÁTICO

Conexões e escalas

 

HABILIDADES

(GO-EF07GE13) Compreender a importância e os diferentes critérios de regionalizar o Brasil e o estado de Goiás, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e físico-naturais.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Divisão regional do Brasil:

 

CONTEÚDO

Regionalização do Brasil

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar a questão regionalização.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em texto.

Inicialmente, promoveremos uma introdução da etimologia da palavra região. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na primeira retomada da aula discutiremos sobre a aplicação do conceito de Região. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na segunda retomada da aula verificaremos algumas características e funções da Região. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na terceira retomada da aula trabalharemos a Região como categoria de compreensão do espaço geográfico. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na quarta retomada da aula trabalharemos atividades de fixação do conteúdo proposto sobre a regionalização do mundo do ponto de vista socioeconômico; história da regionalização do Brasil de 1940 e 1990.

 

MATERIAL:

Material Seduc, 2º Corte, Aula 6

A REGIÃO

1. Para que possamos compreender qualquer divisão regional ou regionalização, primeiro devemos desenvolver nossa compreensão sobre o conceito de região. Quando observamos a etimologia desta palavra, ou seja, a sua origem e evolução, encontramos algumas palavras em latim que a ela estão ligadas:

1.1 regere, que significa reger. Nos traz a ideia de administrar, gerir;

1.2 regio, que significa aquilo que pertence ao rei ou está associado a ele;

1.3 regionis, que significa caminho reto ou direto.

1.4 A partir daí, podemos observar a essência deste conceito na história, que estava associado ao poder de uma autoridade que irá administrar uma área delimitada (fronteiras, divisas, limites), diferindo assim esta área daquelas do entorno.

 

APLICAÇÃO DO CONCEITO

2. Para entendermos então a aplicação (utilização) da região - que basicamente é a chave para sua compreensão - devemos imaginar um cenário de menor escala em que podemos aplicá-lo. Imagine que você tenha adquirido recentemente uma grande propriedade rural (ou simplesmente está jogando um videogame com este tema). A primeira coisa que qualquer pessoa necessita para compreender a real dimensão de sua propriedade é um mapa. Que será basicamente o registro das várias informações e ocorrências da área ali representada. Na construção deste mapa, a primeira representação será da área total da propriedade. Após a medição de sua área total será feito o levantamento das várias características que ali residem. Informações como relevo, solo, vegetação, animais, presença ou não de cursos d’água (rios, riachos, córregos, lagos etc.) serão levantadas para a relação do mapa com a área representada. Quão maior for uma área, maior tendência a variedade de características desta. Assim se obtém as características e a localização destas áreas que se diferenciam com as demais. Deste modo temos a localização de uma fração ou parte da área total junto as suas características únicas, fazendo destas partes regiões da propriedade rural. Esse processo de compreensão que envolveu principalmente a localização e a caracterização das áreas desta propriedade é conhecido como regionalização.


3. Primeiramente, temos algumas condições que nos impõe limites fundamentais para a compreensão deste conceito:

3.1 Cada região, por possuir suas próprias características, será única. Haverá semelhanças com outras regiões, mas não serão idênticas.

3.2 Deste modo, cada região terá a uma função específica nas atividades da sociedade. Seguindo o exemplo anterior, cada parte - ou região - da propriedade rural estará melhor estabelecida para uma diferente atividade. Ou seja, em função de suas características, as regiões serão avaliadas a partir dos potenciais para atividades socioeconômicas.

3.4 Exemplo: as áreas aplainadas próximas aos rios são melhores para a agricultura; a área de maior altitude mais próxima as estradas de acesso a propriedade rural será mais apropriada a sede da fazenda; a mesma lógica se aplica ao confinamento das criações em curral (principalmente quando há o reaproveitamento de rejeitos (fezes) para a obtenção de energia por meio do gás metano); áreas aplainadas e contínuas são melhores para o pasto e a engorda do gado que não fará muito esforço pela ausência de subidas, etc.



4. Observando, portanto, o processo de regionalização podemos concluir que por possuírem diferentes características, as regiões serão divididas, agrupadas e localizadas para melhor compreensão do proprietário/administrador da mesma. Dessa forma, podemos compreender a região como um instrumento/ferramenta para os grupos que irão administrar o território, que é outro conceito muito importante, mas não o foco por agora. Assim, a propriedade rural utilizada como exemplo pode ser na verdade uma cidade, um Estado, um país ou até mesmo um continente. A forma para se obter as regiões daí serão as mesmas. Claro, com volume de informações e escalas totalmente diferentes. Para finalizarmos a compreensão da região enquanto uma categoria de compreensão do espaço geográfico (uma outra categoria), é necessário saber que o espaço é dinâmico, ou seja, que a todo momento este está em constante movimento. Deste modo, a região, quando trabalhada sem o devido cuidado, pode gerar alguns pré-conceitos que por vezes determinam a visão que a sociedade tem desta, das práticas e das pessoas que ali vivem. É um conceito que pode ser visto em “camadas”, de forma que o processo de regionalização possa dar mais importância a alguns aspectos de interesse dos gestores/administradores do que outros igualmente importantes. Como exemplo, se numa pesquisa se pretende encontrar locais com características favoráveis a certas atividades econômicas, a falta de critério (frequentemente presente na excessiva expectativa de lucro com os resultados da pesquisa) pode levar essa pesquisa a dar mais importância sobre as características favoráveis do que as desfavoráveis. Colocando um rótulo na região que pode mais se alinhar com as expectativas de algum grupo do que com a realidade.

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🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes acerca do conceito de região.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Análise do conceito de região.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

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