TEMA: Impactos socioambientais
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF07GE06-A)
Problematizar como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam
impactos socioambientais e contribuem para desigual distribuição de riquezas,
em diferentes lugares.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
Produção, circulação
e consumo de mercadorias:
CONTEÚDO
Impactos
socioambientais
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula
é trabalhar aspectos relativos à sociedade de consumo no contexto da produção
industrial com vistas nas consequências do modelo.
Para tanto, nos
serviremos de aula expositiva com base em texto e resolução de atividades para
fixação do conteúdo.
Inicialmente
promoveremos a leitura do texto de modo a compreender o esgotamento
dos recursos naturais como consequência do consumismo. Na oportunidade,
Na primeira retomada da aula promoveremos a leitura do texto de modo a compreender um pouco mais sobre a obsolescência programada. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.
Na segunda retomada da aula promoveremos a leitura do texto de modo a compreender um pouco mais sobre sustentabilidade e a crise de 1929. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.
Na terceira retomada da aula promoveremos a leitura do texto de modo a compreender um pouco mais sobre as críticas à sociedade de consumo e as formas de reciclagem e reaproveitamento de itens. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.
MATERIAL:
Material Seduc 2º
Corte, Aula 8.
1. Hoje acabam todos
os recursos naturais gerados para 2014. A partir de hoje a Terra entra no
vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network - GFN (Rede de Rastros
Global), uma organização de pesquisa que mede o rastro ecológico do homem no
planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz
de oferecer de forma sustentável no período de um ano. Este 19 de agosto é o
dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo
resto do ano, vamos manter um desequilíbrio ecológico: reduziremos nossas
reservas naturais e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 (dióxido de carbono)
lançado na atmosfera [...]. De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário
1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para equilibrar o
atual impacto ecológico mundial (Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014 -
editado). O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente
à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário
conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade.
Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a
adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e
produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a
reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os
elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.
2. Entenda o que é
obsolescência programada. Conforme usamos um produto, é natural que este sofra
desgastes e se torne antigo com o passar do tempo. O que não é natural é que a
própria fabricante planeje o envelhecimento de um produto, ou seja, programar
quando determinado objeto vai deixar de ser útil e parar de funcionar, apenas
para aumentar o consumo. Apesar do avanço tecnológico, que resultou na criação
de uma diversidade de materiais disponíveis para produção e consumo, hoje
nossos eletrodomésticos são piores, em questão de durabilidade, do que há 50
anos. Os produtos são fáceis de comprar, mas são desenhados para não durar. Por
esta razão, o consumidor sofre para dar a eles uma destinação final adequada e
ainda se vê obrigado a comprar outro produto. Na sociedade contemporânea
possuímos uma série de produtos que possuem uma pequena vida útil. Por exemplo:
celular. O celular é um aparelho para telecomunicação que segue a os princípios
da obsolescência programada, ou seja, os materiais utilizados na sua confecção
são de baixa resistência, logo a durabilidade da maioria dos aparelhos
celulares é diminuta. O capitalismo possui muitos princípios, exemplo:
Propriedade privada do meio de produção, remuneração da força de trabalho,
relação entre a oferta e a procura, livre concorrência e como já foi dito, a
acumulação do capital que em princípio, o dono do capital quer produzir pelo
menor custo e vender pelo maior preço. A base do capitalismo está na acumulação
cada vez maior de capital, para empregá-lo em atividades lucrativas. O lucro é
a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto.
3. Para ser
alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do
reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de
desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais
de exploração da natureza. Portanto, para que seja realizado o desenvolvimento
econômico aliado à preservação ambiental, faz-se necessário a utilização
racional dos recursos naturais, redução do uso de matérias primas, aumento da
reutilização e reciclagem, utilização de fontes energéticas renováveis, entre
outros fatores.
4. A crise de 1929 foi
uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com grandes estoques de
produtos sem um mercado consumidor capaz de absorvê-los, gerando a crise de
1929. Na época, para combater os efeitos da crise, o governo desenvolveu formas
de intervir na economia e provocar o seu aquecimento em um plano chamado New
Deal (Novo Acordo).
5. As principais
críticas à sociedade de consumo são acumulação de renda e crescimento da
pobreza; exploração indiscriminada de recursos naturais e impactos ambientais;
aumento estrutural do desemprego; obsolescência programada, etc.
6. Formas de
reciclagem/reaproveitamento que promovam a redução do consumismo desenfreado
seriam permanecer com o mesmo produto tecnológico ao máximo de tempo permitido,
repondo peças e fazendo manutenção em produtos danificados; eliminando da vida
diária a utilização de produtos descartáveis, como garrafas, copos, talheres,
etc. Reutilização de objetos e roupas usadas, assim como da água utilizada nas
atividades diárias.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno
de pontos relevantes acerca das consequências do consumismo.
Resolução de
atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Registro no caderno
das consequências do consumismo.
Resolução de
atividades objetivas com devolutiva imediata.
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