Aula 65 Impactos socioambientais

TEMA: Impactos socioambientais

Nossa aula foi:

7ºA, sexta-feira, 7 de junho de 2024. Retomada, quinta-feira, 13 de junho. Retomada, quinta-feira, 14 de junho.

7ºB, quarta-feira, 5 de maio de 2024Retomada, terça-feira, 11 de junho. Retomada, quarta-feira, 12 de junho.

7ºC, sexta-feira, 7 de junho de 2024. Retomada, quinta-feira, 13 de junho. Retomada, quinta-feira, 14 de junho.

EIXO TEMÁTICO

Mundo do trabalho

 

HABILIDADES

(EF07GE06-A) Problematizar como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e contribuem para desigual distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Produção, circulação e consumo de mercadorias:

 

CONTEÚDO

Impactos socioambientais

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar aspectos relativos à sociedade de consumo no contexto da produção industrial com vistas nas consequências do modelo.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em texto e resolução de atividades para fixação do conteúdo.

Inicialmente promoveremos a leitura do texto de modo a compreender o esgotamento dos recursos naturais como consequência do consumismo. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.

Na primeira retomada da aula promoveremos a leitura do texto de modo a compreender um pouco mais sobre a obsolescência programada. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.

Na segunda retomada da aula promoveremos a leitura do texto de modo a compreender um pouco mais sobre sustentabilidade e a crise de 1929. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.

Na terceira retomada da aula promoveremos a leitura do texto de modo a compreender um pouco mais sobre as críticas à sociedade de consumo e as formas de reciclagem e reaproveitamento de itens. Na oportunidade, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado sobre a sociedade de consumo e medidas para a redução do consumismo desenfreado.

 

MATERIAL:

Material Seduc 2º Corte, Aula 8.

 

1. Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014. A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network - GFN (Rede de Rastros Global), uma organização de pesquisa que mede o rastro ecológico do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano. Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter um desequilíbrio ecológico: reduziremos nossas reservas naturais e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) lançado na atmosfera [...]. De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para equilibrar o atual impacto ecológico mundial (Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014 - editado). O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade. Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.

2. Entenda o que é obsolescência programada. Conforme usamos um produto, é natural que este sofra desgastes e se torne antigo com o passar do tempo. O que não é natural é que a própria fabricante planeje o envelhecimento de um produto, ou seja, programar quando determinado objeto vai deixar de ser útil e parar de funcionar, apenas para aumentar o consumo. Apesar do avanço tecnológico, que resultou na criação de uma diversidade de materiais disponíveis para produção e consumo, hoje nossos eletrodomésticos são piores, em questão de durabilidade, do que há 50 anos. Os produtos são fáceis de comprar, mas são desenhados para não durar. Por esta razão, o consumidor sofre para dar a eles uma destinação final adequada e ainda se vê obrigado a comprar outro produto. Na sociedade contemporânea possuímos uma série de produtos que possuem uma pequena vida útil. Por exemplo: celular. O celular é um aparelho para telecomunicação que segue a os princípios da obsolescência programada, ou seja, os materiais utilizados na sua confecção são de baixa resistência, logo a durabilidade da maioria dos aparelhos celulares é diminuta. O capitalismo possui muitos princípios, exemplo: Propriedade privada do meio de produção, remuneração da força de trabalho, relação entre a oferta e a procura, livre concorrência e como já foi dito, a acumulação do capital que em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço. A base do capitalismo está na acumulação cada vez maior de capital, para empregá-lo em atividades lucrativas. O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto.

3. Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza. Portanto, para que seja realizado o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, faz-se necessário a utilização racional dos recursos naturais, redução do uso de matérias primas, aumento da reutilização e reciclagem, utilização de fontes energéticas renováveis, entre outros fatores.

4. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com grandes estoques de produtos sem um mercado consumidor capaz de absorvê-los, gerando a crise de 1929. Na época, para combater os efeitos da crise, o governo desenvolveu formas de intervir na economia e provocar o seu aquecimento em um plano chamado New Deal (Novo Acordo).

5. As principais críticas à sociedade de consumo são acumulação de renda e crescimento da pobreza; exploração indiscriminada de recursos naturais e impactos ambientais; aumento estrutural do desemprego; obsolescência programada, etc.

6. Formas de reciclagem/reaproveitamento que promovam a redução do consumismo desenfreado seriam permanecer com o mesmo produto tecnológico ao máximo de tempo permitido, repondo peças e fazendo manutenção em produtos danificados; eliminando da vida diária a utilização de produtos descartáveis, como garrafas, copos, talheres, etc. Reutilização de objetos e roupas usadas, assim como da água utilizada nas atividades diárias.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes acerca das consequências do consumismo.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Registro no caderno das consequências do consumismo.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula Parágrafo 1.

CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula Parágrafo 2.

CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula Parágrafo 3.

CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula Parágrafo 4.

CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula Parágrafo 5.

CLIQUE AQUI para acessar à atividade dessa aula Parágrafo 6.