Aula 59 Sociedade de consumo

TEMA: Sociedade de consumo

Nossa aula foi:

7ºA, sexta-feira, 17 de maio de 2024. Retomada sexta-feira, 17 de maio de 2024.

7ºB, quarta-feira, 22 de maio de 2024. Retomada quarta-feira, 22 de maio de 2024.

7ºC, sexta-feira, 17 de maio de 2024. Retomada sexta-feira, 17 de maio de 2024.

EIXO TEMÁTICO

Mundo do trabalho

 

HABILIDADES

(EF07GE06-A) Problematizar como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e contribuem para desigual distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Produção, circulação e consumo de mercadorias:

 

CONTEÚDO

Impactos socioambientais

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar aspectos relativos à sociedade de consumo no contexto da produção industrial com vistas no modelo capitalista norte americano.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em texto e resolução de atividades para fixação do conteúdo.

Inicialmente promoveremos a leitura do texto de modo a elencar elementos como sistema capitalista, american way of life de 1910, crise de 1929, new deal e neoliberalismo de 1970.

Na retomada da aula, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado.

 

MATERIAL:

Material Seduc, 2º Corte, Aula 8

 

1. A sociedade de consumo situa-se em uma perspectiva econômica que vem apresentando sinais de esgotamento, o que avoluma o número de críticas. A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para a compreensão do desenvolvimento do sistema capitalista, que se intensificou ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalhou-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é notado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda das famílias, o que faz aumentar ainda mais o consumo. Um rompimento com esse modelo representaria uma crise, pois a renda familiar diminuiria, o desemprego irá se elevar e o acesso a necessidades básicas seria mais dificultado. Uma das grandes críticas ao sistema capitalista são as condições desse modelo. Suas raízes estão ligadas ao processo da Revolução Industrial, mas foi o surgimento do American Way of Life (algo como “jeito americano de viver”) em 1910, nos Estados Unidos, que intensificou esse problema. A consequência foi uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com grandes estoques de produtos sem um mercado consumidor capaz de consumi-los, gerando a crise de 1929. Na época, para combater os efeitos da crise, o governo desenvolveu formas de intervir na economia e provocar o seu movimento em um plano chamado New Deal (Novo Acordo). Consequentemente, para que as fábricas continuassem produzindo em massa (grandes quantidades) e os produtos se disseminassem no território, foram estabelecidos modelos de desenvolvimento voltados a melhoria de renda (das famílias) e no crédito facilitado (pelos bancos) com o objetivo de ampliar ainda mais o consumo. Com isso, a crise econômica do século XX teve fim, mas um problema ainda maior se estabeleceu, pois, o consumo pelo consumo é uma maneira incompatível e ineficaz de manter o desenvolvimento das sociedades. Tal movimento não se modificou mesmo com a retomada do modelo econômico neoliberal (que prega a não intervenção do Estado na economia) a partir da década de 1970 em todo o mundo.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes acerca da necessidade do escoamento da produção que leva ao consumo e do consumo que leva a maior produtividade industrial.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Registro no caderno da necessidade do escoamento da produção que leva ao consumo e do consumo que leva a maior produtividade industrial.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

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