TEMA: Sociedade de consumo
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
7ºC,
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF07GE06-A) Problematizar como a produção, a circulação e o consumo de
mercadorias provocam impactos socioambientais e contribuem para desigual
distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Produção, circulação e consumo de mercadorias:
CONTEÚDO
Impactos socioambientais
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar aspectos relativos à sociedade de consumo no contexto da produção industrial com vistas no modelo capitalista norte americano.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com
base em texto e resolução de atividades para fixação do conteúdo.
Inicialmente promoveremos a leitura do texto de modo a elencar elementos como sistema capitalista, american way of life de 1910, crise de 1929, new deal e neoliberalismo de 1970.
Na retomada da aula, promoveremos a realização de atividades para fixação do conteúdo trabalhado.
MATERIAL:
Material Seduc, 2º Corte, Aula 8
1. A sociedade de consumo situa-se em uma
perspectiva econômica que vem apresentando sinais de esgotamento, o que avoluma
o número de críticas. A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para
a compreensão do desenvolvimento do sistema capitalista, que se intensificou ao
longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente,
espalhou-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o
desenvolvimento econômico e social é notado pelo aumento do consumo, que
resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos,
aumentando a renda das famílias, o que faz aumentar ainda mais o consumo. Um rompimento
com esse modelo representaria uma crise, pois a renda familiar diminuiria, o
desemprego irá se elevar e o acesso a necessidades básicas seria mais
dificultado. Uma das grandes críticas ao sistema capitalista são as condições
desse modelo. Suas raízes estão ligadas ao processo da Revolução Industrial,
mas foi o surgimento do American Way of Life (algo como “jeito americano de
viver”) em 1910, nos Estados Unidos, que intensificou esse problema. A
consequência foi uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com
grandes estoques de produtos sem um mercado consumidor capaz de consumi-los,
gerando a crise de 1929. Na época, para combater os efeitos da crise, o governo
desenvolveu formas de intervir na economia e provocar o seu movimento em um
plano chamado New Deal (Novo Acordo). Consequentemente, para que as fábricas
continuassem produzindo em massa (grandes quantidades) e os produtos se
disseminassem no território, foram estabelecidos modelos de desenvolvimento
voltados a melhoria de renda (das famílias) e no crédito facilitado (pelos
bancos) com o objetivo de ampliar ainda mais o consumo. Com isso, a crise
econômica do século XX teve fim, mas um problema ainda maior se estabeleceu,
pois, o consumo pelo consumo é uma maneira incompatível e ineficaz de manter o
desenvolvimento das sociedades. Tal movimento não se modificou mesmo com a
retomada do modelo econômico neoliberal (que prega a não intervenção do Estado
na economia) a partir da década de 1970 em todo o mundo.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de pontos relevantes acerca da necessidade do
escoamento da produção que leva ao consumo e do consumo que leva a maior
produtividade industrial.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Registro no caderno da necessidade do escoamento da produção que leva ao
consumo e do consumo que leva a maior produtividade industrial.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
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